terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reservado à Indignação (18)

Já tinha ouvido várias opiniões negativas no que diz respeito ao actual funcionamento dos serviços da Multicare (Companhia de Seguros Fidelidade Mundial e da Império Bonança), da qual tenho um plano de saúde.
Há um mês confrontei-me com um problema que me deixou de pé atrás. O exame oftalmológico pedido pelo médico carecia de autorização e vi-me na necessidade de ligar para a Multicare, indicando o número do acto médico. O facto do contacto telefónico ser um daqueles números de valor acrescentado, iniciado pelo prefixo 707, por si só já me parece uma fraude, mas a dificuldade em chegar à fala com um dos assistentes é, no mínimo, enervante. Somos atendidos por uma gravação que, numa voz intencionalmente arrastada, nos dá a escolher entre a “Barca da Glória” e a “Barca do Inferno”… Garanto que a única possibilidade de ir, sem delongas, parar à “Barca da Glória” é querer subscrever um plano de saúde. Aí, sim, vamos ao encontro do paraíso anunciado, mas se os nossos propósitos forem outros temos que esperar de indicador em riste até que a opção por nós pretendida seja revelada. Se pretende subscrever um plano de saúde, por favor, marque 1… Se pretende informações sobre o seu plano de saúde, por favor marque 2… Neste tipo de atendimento público, usualmente, a opção que desejamos encontra-se sempre em último lugar, para grande desespero nosso… Bem-vindo à “Barca do Inferno”… À barca, à barca! Até hoje o malvado exame continua por fazer…
Se dúvidas houvessem, hoje tive a confirmação daquilo que já desconfiava como certo. A incompetência dos serviços da Multicare!...
Fui a uma consulta médica no dia 12 deste mês. A cirurgia ficou agendada para dia 3 de Novembro. Entreguei o relatório e o resto da papelada na recepção da Clínica e foi-me dito que fariam o pedido de autorização por fax para a Multicare. So far so good…
Hoje, dia 19, liguei para a Multicare para saber se a autorização já tinha sido dada. À barca, à barca… Ora entrai, entrai aqui!... Fiquei boquiaberta quando, do outro lado da linha, me disseram que não constava nenhum pedido de autorização no sistema e que provavelmente a Clínica teria enviado os documentos para um número de fax errado. Não fosse o “diabo tecê-las”…anotei o número correcto e contactei a Clínica que me informou ter o comprovativo do envio, feito no próprio dia da consulta, às 19:31 horas e confirmando o fax que a Multicare me tinha dado…Fiquei, novamente, embasbacada! Tornei a ligar para a “Barca do Inferno” e descrevi, mais uma vez, a situação, desta feita com a certeza que a Clínica tinha feito os “trabalhos de casa”. Não sei por que razão fiquei aparvoada quando, do outro lado da linha, insistiram que não constava nenhum pedido de autorização no sistema.
Não é meu hábito perder as estribeiras, mas naquele momento passei-me da marmita e a assistente que me atendia, tendo ou não culpa, levou com a minha irritação em cima. Por onde andaria o fax? A passear por lá durante uma semana!? Ninguém é responsabilizado? A data da cirurgia estava em risco? Chamei-lhes desorganizados e incompetentes! A assistente lamentava-se…
Atempadamente, seguirá uma reclamação à qual juntarei cópia da factura com o valor gasto nestes telefonemas perfeitamente evitáveis se os serviços funcionassem bem.
Neste país já nada me deveria causar espanto, principalmente depois de ter lido as inconvenientes declarações, feitas à agência Lusa, pelo presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses, mas, na minha ingenuidade, ainda vou acreditando que a falta de competência não está generalizada…
À barca, à barca… Ora entrai, entrai aqui!...

Sem comentários: