sábado, 9 de outubro de 2010

Memórias e Afectos (67)

Confessei, há poucos dias, as minhas incursões às escondidas no quarto do meu irmão, quando era garota. Não sei se alguma vez ele suspeitou disso mas, por casualidade, conseguiu que eu me deixasse dessas investidas pontuais. Assim, de um dia para o outro, passei até a ter receio de passar junto à porta do quarto, quanto mais lá entrar!... Comprou uma colecção de livros policiais com uns títulos tenebrosos e capas sugestivamente macabras.
A colecção policial Grandes Mistérios, Grandes Aventuras da editora Romano Torres, com capas em tons de azul, foi publicada ao longo da década de 40, mas perdurou durante as décadas de 50 e 60.

Nessa época, muitos autores portugueses, tradutores de livros policiais, escreviam sob um ou mais pseudónimos estrangeiros, talvez porque o público português não compraria policiais escritos por autores nacionais. Só à sua conta, Gentil Esteveira Marques usou uma dúzia, entre eles, James Strong, Marcel Damar, William Forst, G. D. Richardson, Herbert Gibbons, Charles Berry e D. W. Ritcher.

2 comentários:

José David disse...

E eu ficava vidrados nestes livros. Obviamente pensava que eram de autores estrangeiros. Os 5 suspeitos era o meu favorito. Tinha um herói chamado Rangú, misto de detective infalível e faquir indiano capaz de milagres … ai que saudades!

Pezinhos na Areia disse...

Olá José David
Está sempre a tempo de comprar alguns desses livros.
Ainda existem à venda livros da colecção Grandes Mistérios Grandes Aventuras, da Editora Romano Torres, aliás, consegui comprar até ao número 80 e sei que continuam à venda. Vão aparecendo a preços baixos/razoáveis no custo justo, olx, bibliofeira, mas também em alguns alfarrabistas que costumam levar couro e cabelo...
Se morar em Lisboa, posso dar-lhe dois exemplares que tenho repetidos, é só passar pelo meu local de trabalho, INE, junto ao Técnico ;)