sábado, 16 de outubro de 2010

Memórias e Afectos (69)

Ainda a Amadora…
Desta vez para recordar algumas escolas, melhor dizendo três dos quatro Externatos que ali existiam pelos anos 60. Dois para raparigas e um para rapazes. Farei todas as diligências para encontrar o Externato em falta, o antigo Mestre de Avis, localizado na Rua 5 de Outubro, porque tenho fortes laços afectivos que a ele me ligam. Era um Externato só para rapazes. Para além do meu irmão ali ter feito a instrução primária, chegou a pertencer ao meu avô paterno.

Externato de Oliveira Martins (sexo masculino)


Externato Alexandre Herculano (sexo feminino)


Externato Rainha Santa Isabel (sexo feminino)

Frequentei o Externato Rainha Santa Isabel da 1ª até à 4ª classe. As janelas do rés-do-chão do lado esquerdo pertenciam à sala da 1ª classe e à professora D. Maria Clara. Do lado contrário ficava a sala da 4ª classe leccionada pela D. Maria Luísa, professora com "pêlo na venta" que mantinha a disciplina que, agora, tanta falta faz. Também no rés-do-chão, nas traseiras da escola, ficava a sala da 2ª classe dada pela D. Maria Isabel (com quem ainda me cruzo) e a secretaria. A sala da 3ª classe, ministrada pela D. Isabel Simões, mais conhecida por D. Isabelinha, ficava no primeiro andar. Por razões que a própria razão desconhece (será?...) levei reguadas em todas as classes e, uma vez por outra, também levei com o ponteiro... mas garanto que não fiquei minimamente traumatizada nem nunca os meus pais foram à escola tirar satisfações!...
De algumas colegas tenho muitas boas recordações, assim como do recreio, situado nas traseiras do colégio. Lembro-me, como se fosse hoje, de vários jogos e canções de roda: O lencinho que vai na mão, Indo eu, indo eu a caminho de Viseu, Fui ao jardim da Celeste, Olha a Triste Viuvinha, o jogo da cabra cega, o jogo das estátuas, 1, 2, 3 Macaquinho Chinês, o anel, Mamã dá licença?, Bom dia Sr. Reizinho, O Senhor Barqueiro (Que linda falua...), Cinco Cantinhos, jogar à macaca, às escondidas e à apanhada, saltar à corda...
Brincadeiras de outros tempos... que agora me fazem sorrir...

Fotografias do Arquivo Fotográfico de Lisboa

11 comentários:

Paula disse...

ola :) hj ao escrevwer no google externato rainha sta isabel , dei com este blog : o ultimo ano lectivo q la andei , 4 classe , foi o de 66 /67 com a falecida senhora d maria luisa ! tt recordacoes desse tempo ! desculpa isto ir sem acentos ortograficos , mas resido no Canada e aqui os teclados nao os teem ! o meu nome eh Paula ! morei na rua 1 de maio , pertinho da igreja !o meu email eh : paula.rebelo@rogers.com

lembro me de algunas colegas claro esta !
por favor diz alguma coisa sff ! bjinhos gdes
Maria Paula

Pezinhos na Areia disse...

Olá Paula!!!

Fiquei muito feliz pelo teu contacto e, como não podia deixar de ser, enviei-te um email.

Um abração

Paula disse...

ola :)
e eu enviei-te 2 e mails ! q bom ter reencontrado uma menina do tempo em que eu tb era uma menina ! bjos e fico a espera de e mail teu !

Cristina Oliveira disse...

ola comecei no exter em 1969sou cristina oliveira vivo em Pais Basco tenho 1 foto com toda a classe gostava de saber da maria João ferreira franco entre outras O meu pai ainda vive na av ada Republica
UM ABRACO
ESPERO ESTAR AGOSTO

Pezinhos na Areia disse...

Olá Cristina!

Lamento não conseguir ajudá-la. Em 1969 já tinha saído do externato, estava já no 2º ano do liceu...
Calculo que a Cristina terá menos 6 anos do que eu, vou tentar lembrar-me de alguém conhecido que possa ter passado pelo colégio nessa data.
Um abraço

Unknown disse...

Olá. Tenho muitas recordações para partilhar. Sei onde fica o Externato mestre de Avis. A minha filha fez o primeiro ano da pré lá, há 4 anos. Eu andei no Rainha Santa de 1978 a 1982 e aluna da minha adorada Senhora Professora D. Maria Clara. Se quiser conversar deixo o meu mail. Seria um enorme prazer!!!

Ilda.roque@gmail.com

Obrigada por me fazer reviver os melhores tempos da minha vida!!!!

Helena Gama disse...

Boa tarde, Paula!
Acabei de descobrir esta página com grande prazer.
Também eu andei no Externato Rainha Santa Isabel, saí no ano lectivo de 1968/69 e a minha irmã também, mas ela saiu em 1973.
Tenho muitas recordações desta escola e muita pena que o lindo edifício tenha sido demolido.

Helena Gama disse...

Também andei no Externato Rainha Santa Isabel. Talvez aqui consiga encontrar antigas colegas. Saí em 1968/69.
Bjs

Pezinhos na Areia disse...

Olá Helena!
Não me chamo Paula, a Paula foi uma colega do Rainha Santa que me encontrou através do blogue, eu chamo-me Fátima Castro, diz-lhe alguma coisa?
Se me enviar o seu email, posso enviar-lhe fotos desse tempo, talvez reconheça antigas colegas...
Aguardo notícias.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá. Que agradável foi encontrar este artigo sobre o nosso colégio. Sou Ana Lúcia e andei de 69 a 73 com a D. M. Clara. Gostaria de ter contacto com colegas. O meu mail é: analuciapovoa@hotmail.com

Helena Gama disse...

Olá Fátima: só agora vi a s mensagem. O m e-mail é helena.gamae@gmail.com
Aguardo notícias suas, pode ser q nos tenhamos cruzado n Rainha Santa!