sábado, 15 de outubro de 2011

Faz sentido...

Pensamos que repetimos correctamente os ditos populares, mas alguns não faziam sentido nenhum até ler estas dicas que me chegaram por e-mail.

Hoje é domingo pé de cachimbo... e ficávamos imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correcto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO... porque o domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).
Parece que tem bicho carpinteiro… uma grande dúvida na infância, um bicho pode ser carpinteiro? O correcto é: PARECE QUE TEM BICHO NO CORPO INTEIRO. Aqui está a resposta ao dilema de infância…
Cor de burro quando foge… Mas o burro muda de cor quando foge? O correcto é: CORRO DE BURRO QUANDO FOGE… Posso não entender, mas tem mais piada na forma errada…
Quem tem boca vai a Roma. Pensava eu que quem sabia comunicar ia a qualquer lugar! Mas o correcto é: QUEM TEM BOCA VAIA ROMA! (isso mesmo, do verbo vaiar).
Cuspido e escarrado. Dizemos isto quando achamos alguém muito parecido com outra pessoa. O correcto é: ESCULPIDO EM CARRARA (Carrara é um tipo de mármore…).
Mais um famoso... Quem não tem cão, caça com gato. Este também entendia, mas de forma errada. Se não tem cão para ajudar na caça, o gato ajuda! Tudo bem, o gato só faz o que quer, mas até podia estar de bom humor! O correcto é: QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COMO GATO, ou seja, sozinho!...

7 comentários:

Anónimo disse...

Bastar fazer uma procura na net para perceber que estes comentários aos ditados são uma asneirada de todo tamanho. Chega ao ridículo de fazer uma correcção na mesma linha do que critica: "Corro de burro quando foge" -> os burros não fogem para informação. Burro é derivado de Burrus, significa avermelhado ou ruço em latim, o significado deste proverbio em erudito "cor vermelha quando foge". O autor destas correcções não percebe nada de literatura como exemplo "caça com gato" é uma frase que insinua o improviso, podia ser nos tempos actuais "quem não tem carro, anda de bicicleta". Bicho Carpinteiro é um verme intestinal que causa incomodo no recto e o portador esta constantemente a mexer-se devido a esse incomodo. 'Cuspido e escarrado' Cuspido vem de ser saliva do boca ou seja junto à saída, entendido com fisionomia e escarrado vem da garganta ou seja do interior, entendido como personalidade. 'Quem tem boca vai a Roma' tem origem numa mais antiga 'todos os caminhos vão dar a Roma' porque senão perguntar qual a via correcta vai pelo caminho mais longo até Roma, ou seja 'quando tens duvidas pergunta'.
Quanto ao Pé de Cachimbo é uma parlenda que tem varias derivações e ninguém sabe ao certo qual a original. E misturar uma parlenda com ditados....

Pezinhos na Areia disse...

Anónimo,

Julgo que para corrigir o que postei (e me chegou via e-mail), assim como para me repreender, não era necessário exibir tanta arrogância. Sou uma pessoa simples, admito os meus erros e fracassos e não me gabo de nada, a não ser dos meus valores e da minha educação.

Paula disse...

Amiguinha ,
nao ligues , nao vale a pena ! adquires sao umas ruguitas !
td bem ctg ? aqui ja temos friozinho e temos tido dias frios ! e vcs ai a torrarem ! :(
toma la um bjo muito grande tao grande qto os anos q nos conhecemos

Pezinhos na Areia disse...

Tens razão, mas a arrogância e os complexos de superioridade sempre me firam micoses nas unhas e ranger de dentes...
Porque é que as pessoas não dizem o que têm a dizer com mais humildade?
Aqui, temperatura a descer e chuvinha prevista. O Outono começa agora a dar um ar da sua graça. Os dias cada vez mais pequenos, snif, snif...
Um abração do tamanho do diâmetro da terra, em milímetros!!!...

Pezinhos na Areia disse...

Errata:

Onde escrevi "firam", deveria estar "fizeram"

Temos que tratar bem a nossa língua!

José Leite disse...

Penso que tão eloquente, versado e erudito anónimo deveria dedicar-se a editar um blogue.

Estou certo que teria muitos eruditos seguidores ...

Mas será que não teria erros? Será que seria perfeito? Será que não copiaria nada aqui ou ali? Seria o primeiro.

Esperemos pelo blogue desse senhor/a, porque para comentar deixa a desejar.

Cá estaremos atentos para comentar

Cumprimentos

José Leite

Pezinhos na Areia disse...

Obrigada por pensar assim. Às vezes, estas coisas desanimam-me, mas por sorte aparecem sempre pessoas que me dão ânimo, como é o seu caso.
Além disso, ser comentada por si é um prazer e um privilégio!

Mais uma vez, muito obrigada e permita-me que lhe envie um abraço e os parabéns pelo seu excelente blogue.

Cumprimentos
FC