sábado, 28 de agosto de 2010

Livros e Mar: eis o meu elemento! (30)

Neste romance os gatos conversam com pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial. Assiste-se, ainda, a uma morte brutal, só que tanto a identidade da vítima como a do assassino permanecerão um mistério.

O primeiro livro que li de Haruki Murakami e redundou num verdadeiro fracasso porque não é de leitura fácil e a ocasião escolhida não terá sido a melhor. Neste romance existem dois universos paralelos que se cruzam numa sucessão de acontecimentos bizarros e de uma forma original e inacreditável. Julgo que me perdi um pouco no meio de tanta subjectividade e profundidade, pois o protagonista procura descobrir-se a si próprio, numa busca constante da sua essência. Muitas questões sem resposta que nos deixam na dúvida e nos levam a pensar se o destino e as escolhas que fazemos terão ou não influência nas nossas vidas. Apesar do insucesso, voltarei a ler Murakami.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este é uma má noticia, pois comecei hoje a ler este livro!!
Bjs Anabela

Pezinhos na Areia disse...

"Chapéus há muitos"...e opiniões também! Eu não desisti de ler Murakami, apenas acho que, contrariamente ao senso comum, a escolha das férias para o ler não foi acertada...

Abraço