terça-feira, 24 de agosto de 2010

Concorrência

Se, presentemente, já tivesse a tal concessão de praia, este seria o meu rival inimigo e grande amigo.

Parece-vos contraditório? De facto, à primeira vista, este meu discurso encerra uma oposição. Como é que um inimigo rival pode ser um grande amigo? Parece-vos um paradoxo? Na verdade, à primeira vista, um paradoxo é uma contradição. No entanto, nem eu faço raciocínios paradoxais nem o meu rival inimigo e grande amigo é o Camões, embora se chame Luís. O Luís Vaz é que empregou uns paradoxos célebres quando escreveu que
amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente…
Quando eu digo que, se, presentemente, já tivesse a tal concessão de praia (e isto é um “suponhamos”, como diriam o Zezé e o Toni) e que este Luís seria o meu rival inimigo e grande amigo, é uma afirmação que parece contraditória, mas na realidade expressa uma verdade possível…
Passo a explicar. Se ele tem um café (junto à praia) e eu tenho (é um “suponhamos”…) um bar na praia, é natural que haja uma disputa, pois ambos temos um serviço idêntico e queremos angariar o maior número de clientes possível. A isto chama-se concorrência e ele seria o meu rival inimigo. Estão a seguir-me? Mas, acontece que este algarvio Luís, que não é Vaz, até agradece que lá “nã vaz”...
Atão, tenham lá calma, qu'ê cá tenho muito qu’ fazer… se vierem por volta das 11 horas, há muito movimento para as bicas e nã posso fazer torradas… Uns querem a bica escaldada, outros querem abatanado, agora é a moda da bica com uma pedra de gelo… (Ó ZC, ri-te à vontade!)
Este senhor Luís, que não é Vaz, era autoridade da concorrência competente para mandar a malta lisboeta para o meu bar, comer as tostas e beber as “mines”… Nã vaz mais longe, fica logo aí…
Topam, agora, porque lhe chamo grande amigo?
Verdade seja dita que este senhor Luís é uma figura castiça, um autêntico símbolo da Praia da Lota, bastante cáustico e sempre pronto para espetar a sua farpa no presidente da Câmara e as outras bandarilhas no Governo. Embora só tenha 2 andamentos, muito lento e parado, tem, no entanto, ideias geniais para aumentar os lucros, como, por exemplo, levar mais 10 cêntimos pelo ar condicionado ou por ler, sentado numa das mesas…
Estou convencida que este marafado até era capaz de vender arêia na praia…

Sem comentários: