terça-feira, 3 de agosto de 2010

Flores trágicas

Não foram apenas as minhas filhas que influenciaram o nascimento deste blogue, embora tenham sido causa sine qua non. Na minha iniciação na arte de blogar, também as Flores Trágicas foram uma mais-valia decisiva. Assim, merecem a minha sincera homenagem.
Seis dias antes do “parto” do Balada, e depois de ter lido uma quantidade significativa de “post” das Flores Trágicas, enviei-lhes um e-mail que rezava assim:

Depois da leitura de uma boa parte dos vossos escritos sinto-me uma inculta "tragicamente" imbecil (e eu que pensava que tinha alguma cultura geral…).
Por muito que me custe, confesso que não conheço Grinderman, Thom Yorke, Christian Volckman, Bill Viola, Azazel Jacobs, Grant Gee, Wolfgang Tillmans, Bruce Nauman, Mari Boine, o tio Nick, Joanna Newsom, o Dr. Pedro (o dentista da papoila...), o Sr. Afonso (da Charcutaria Central...). Para não falar das exposições e peças de teatro que me passam ao lado...
Parafraseando uma personagem de Quino...dói-me o orgulho!...
No entanto, conheço o Leonard Cohen (é um rapaz do meu tempo...), o Quentin Tarantino, a Vanessa (a que é casada com o rapaz giro...), a osteopatia, os emplastros, o Coppola e a Sofia, o Sergio Leone, o Italo Calvino, o Clive Owen, o Quique Flores (este conta?!...), o Gary Oldman, a Cate Blanchett, o Stanley Kubrick e Shining (embora disfarçados nos espelhos e duplicações), Ingmar Bergman, jacarandás (são lindos!), Mr. Darcy, Dafoe (sim, sim, o feioso...mas tem qualquer coisa, sei lá!...), Day-Lewis com e sem bigodaça, o Dancing Queen (curiosamente uma das "minhas músicas"...), a Maluquinha de Arroios (desliza papá...), Al Pacino (também preferiria dançar com o Al do que beijar o Andy, se o Andy é quem eu estou a pensar, claro!...), Charles Ryder (adorei...), a versão black do Google, o avô admirável, a coquette da avó O. e a avó F, embora não esteja tão perto dela como tu porque nunca vi nem li o Valley of Dolls...
Os Auxiliares de Crescimento são um tesourinho e eu, saudosista q.b., achei a ideia deliciosa. Conheço todos!... o ZX Spectrum, a fada Sininho, os Legos, o Colégio das 4 Torres, o pula-pula do Morcego Vermelho, o Mancha Negra, o Horácio e a Clarabela (eu sei que não falas destes mas apeteceu-me...), a série Holocausto, a Anita, o Vasco Granja, James Cagnay, Bette Davis, Harold Lloyd, o Carrossel Mágico com o Franjinhas, o Ambrósio e o Saltitão (tornicotim...tornicotão...).
Invejei a visita ao Grémio Literário, não aprecio Michael Jackson, adoro a canção “necessário, somente o necessário”...e é claro que vou continuar a instruir-me nas vossas “tragédias”...até chegar a altura em que poderei frequentar a Universidade Sénior...
Espero que a papoila continue saltitante, que continue a haver um cheirinho a hortelã, que a doutora tulipa continue a embelezar a Rua das Flores e que a valeriana continue a dar-nos uns chazinhos de impaciência...
Bem Hajam! (como diz o senhor do Astro...).
Um beijinho da tia “Poejo”

Presentemente, posso corrigir dois pontos deste texto. Afinal conhecia o Sr. Afonso da charcutaria Central e encontro-me mais perto da avó F. (já vi o Valley of Dolls...).

A resposta ao meu e-mail não tardou:
Tia, isto merecia um telefonema, mas estou sem crédito e não quero falar aqui no serviço. Muito obrigada por tudo o que escreveste, mais uma coisa tua para eu guardar junto ao coração, como outras que tenho.
Eu também não sei coisas que tu sabes e, pior do que isso, nós não sabemos coisas que a A. sabe! As idades e as gerações são isso, mas temos sempre as zonas de intersecção onde nos encontramos todas e onde partilhamos outras coisas.
Bom, na realidade, estou muito contente e comovida por tu teres tido o trabalho de nos leres e de nos escreveres. No sábado, lá estaremos a partilhar cenas.
Beijinhos da R.

Agradeci-lhe por me recordar que existem zonas de intersecção. Semelhantes ao breve contacto físico entre Isabeau d'Anjou e o Capitão Etienne Navarre no filme Ladyhawke.

Sem comentários: