sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Livros e Mar: eis o meu elemento! (53)

Kathryn Stockett, no seu romance de estreia As Serviçais (The Help), presenteia-nos com o seu enorme talento e irei aguardar, impaciente, a próxima obra, talvez outro bestseller
A acção decorre em Jackson, capital do estado do Mississípi, e retrata a sociedade sulista e os conflitos raciais a partir do início dos anos 60.
Três mulheres singulares. Três mulheres reprimidas, mas determinadas. Três mulheres, uma branca, a jornalista Skeeter, e duas criadas negras, Aibileen e Minny, vão alternando a narrativa. Três vozes, a mesma luta, o mesmo grito de revolta, um segredo em comum.
Uma história comovente sobre os pequenos triunfos da humanidade. Um romance profundo, cheio de força dramática, passado num período conturbado em que a luta dos negros pela igualdade de direitos se começava a exteriorizar através de manifestações, enquanto os brancos impunham as regras raciais e sociais.
Este romance foi escrito como homenagem a Demetrie, a empregada negra que foi o porto seguro da escritora numa infância fracturada pelas separações e ausências dos pais.
Aos que já viram recusadas as suas obras por uma qualquer editora, fica uma palavra de esperança. Este livro foi rejeitado por dezenas de agentes literários que, presentemente, poderão estar arrependidos…

as serviçais

Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela.
Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.

Sem comentários: