sexta-feira, 13 de maio de 2011

Narcisismos

Tenho uma característica particular, mas não invulgar, que me leva a saltitar de blogue em blogue, esquecendo-me literalmente das horas. Sou terrivelmente coscuvilheira ou, dito de uma maneira menos desagradável e mais soft, sou excessivamente curiosa…
A minha bisbilhotice, perdão, o meu desejo de saber, conduz-me a muitos blogues com textos excelentes e material de muito boa qualidade e a blogues perfeitos e talentosos, mas também já tem acontecido ver goradas as minhas expectativas de coscuvilhice, melhor, de conhecimento, ao deparar com blogues de muito mau gosto (digo eu, claro…). Como dizia Platão, a sabedoria é um bem e a ignorância é um mal. Ou a minha bisbilhotice é exigente ou lamento dizer que há blogues muito maus (julgo que o meu não é bom nem é mau, é mais um…).
Pior do que dar de caras com blogues muito maus, carregados de bonecos e letrinhas coloridas a piscarem, é chegar a um blogue em que o criador mendiga, quase de joelhos, comentários aos seus textos. Poderia utilizar vários adjectivos para censurar esta pedinchice, mas a palavra certa parece-me ser execrável. Sei que os comentários criam algum entusiasmo, possibilitam uma interacção com os leitores e podem mesmo ajudar na auto-estima do autor, mas nada disto serve como atenuante para andar a esmolar e a suplicar por comentários. Do meu ponto de vista é simplesmente humilhante e fico envinagrada quando deparo com um blogger que desce tão baixo por uma coisa de lana-caprina. E aqueles que comentam e pedem para passar pelo blogue deles?! Caricato! Há também aquelas pessoas que são comentadoras furiosas. Comentam em todo o lado, comentam tudo, mas optando pelo estilo inútil, “made in Facebook”, Gosto, Não gosto. Dispensáveis! Sem inteligência e vazios. Detesto!
Li, algures na Net, que um blog sem comentários não tem razão de existir a não ser que seja por narcisismo de quem o escreve. A ser verdade, e atendendo a que eu tenho poucos comentários, logo, sou uma narcisista sem vergonha que gosto de ser leitora de mim mesma…
Afinal, porque é que eu criei um blogue? Já dissertei sobre isto no meu primeiro post e não vou tornar a fazê-lo, mas garanto que nada me demoverá de continuar a escrever, pesquisar provas e bases para os artigos e tentar evoluir na escrita. Teimosia? Burrice? Amor-próprio? Talvez… mas continuarei sempre a escrever (julgo que com clareza), sem me preocupar com o número de comentários, porque isso me dá um enorme prazer…
Apesar da baixa taxa de comentários, o número de visitantes/leitores parece-me perfeitamente razoável para um blogue despretensioso. Por essa razão, expresso a minha gratidão a todos os que por aqui passam, em especial aos lurkers, os leitores escondidos nas sombras…

2 comentários:

Ana disse...

Venho lê-la quase todos os dias.
Normalmente não deixo comentários porque não tenho nada a acrescentar.
Gosto do seu blog e da simplicidade com que se expõe.`
Eu também tenho 2 blogs onde vou escrevendo, pelo prazer de escrever e às vezes só para sedimentar as minhas ideias. Poucas pessoas têm acesso e recebo pouco "feedback". Não me importo.

Pezinhos na Areia disse...

Olá Ana! Obrigada por ser minha leitora assídua.
Será a Ana Castro, a quem já respondi uma vez? Uma das minhas filhas tem o nome igual e pensei que era ela a brincar comigo...

Nunca desista de escrever, o prazer da escrita é superior a tudo o que nos possa decepcionar ou deitar-nos abaixo.

Vou passar pelos seus blogs.

Um abraço