quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire

Li, aqui há tempos, que andavam a desenvolver uma televisão com cheiro... Verdade! Se calhar agora até já registaram a patente!
Se bem me lembro (e eu nunca me lembro bem...) funcionava através de um dispositivo que emanava cheiros consoante as imagens.
Confesso que não liguei muito à ideia e pensei, apenas para com os meus botões, "o que eles inventam"...
Confesso que nunca mais me lembrei de semelhante "invenção". Até ontem.
Felizmente, neste caso específico, a tal invenção ainda não chegou às salas de cinema mas a verdade é que Slumdog Millionaire emanava "cheiros"...
Slumdog Millionaire deveria ter ganho o oscar de "Melhor Documentário". Foi exactamente assim que vi o filme, como um documentário.
Um documentário extraordinário das favelas indianas, da Índia real, da Índia profunda, da Índia que não consta nos roteiros turísticos...
Um documentário que tinha "cheiros", todos eles repugnantes...
A verdade é que saí da sala de cinema impressionada...
É fácil captar cheiros quando leio um livro. Curiosamente, o último livro que emanava "cheiros" foi Goa ou o Guardião da Aurora mas todos eles aromáticos, perfumados, doces e picantes... uma festa para o olfacto...
Visitar a Índia deve ser uma experiência fascinante mas, a julgar pela experiência vivida por uma colega minha, traumatizante.
A Índia gere em mim sentimentos contraditórios.
É fascinante e inexplicável... Encata-me e deprime-me...
Suspeito, melhor dizendo, "cheira-me" que talvez a Índia tenha esta magia...

Sem comentários: