sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A dúvida é a sala de espera do conhecimento...

"Existem duas espécies de idiotas: aqueles que não duvidam de nada e aqueles que duvidam de tudo."

Claro que existem outras espécies de idiotas, nas quais me poderei incluir, mas nestas duas categorias não me encaixo (estou safa). Não sou céptica mas, uma vez por outra, a dúvida assalta-me...
Actualmente, oiço, com frequência, profissionais da comunicação social, assim como outras pessoas, pronunciarem a palavra "bactéria" com um "a" aberto ("bá") e, apesar de nunca na vida a ter pronunciado assim, comecei a duvidar da forma como a pronuncio... aliás, até pensei que o acordo ortográfico já vigorava e tinha que pronunciar à "brasilêro"...
Ora, como eu não consigo viver com dúvidas, excepto as existenciais (ih, ih, ih), já andava há algum tempo a pensar que tinha que esclarecer a "coisa" mas esquecia-me... o esquecimento é um problema com o qual me debato diariamente...
No entanto, hoje, a memória não me atraiçoou e lembrei-me de investigar.
Fui direitinha ao site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e obtive a resposta:
A pronúncia correcta, ao contrário do que por vezes se ouve, é com o "a" fechado, como em bater.

Deixo um agradecimento às minhas professoras primárias e peço desculpa por ter posto em dúvida a sua competência, ainda que por pouco tempo...

Sem comentários: