terça-feira, 21 de junho de 2011

Reservado à Indignação (22)

Há assuntos que perturbam o meu equilíbrio emocional. Esta frase saiu-me bem, mas dizendo isto por outras palavras, menos pomposas e mais corriqueiras, há coisas que me chateiam à brava, me abespinham, me enervam, me azedam, enfim, há merdas que me irritam.
Deixo um aviso à “navegação”! Se, em qualquer momento, enquanto lêem este texto, sentirem um bafo malcheiroso a tabaco, não vão mais longe, fiquem por aqui, porque eu faço parte daquela classe enjeitada, muitíssimo odiada e suspeita dos fumadores. Presentemente, esta espécie é tão abominada como, sei lá, os mortos que saem à noite das sepulturas para sugar o sangue aos vivos… Aliás, se observarem com atenção, os não fumadores são quase todos extremistas e assim que alguém acende um cigarro, benzem-se e puxam logo do crucifixo e dos alhos…tal é a aversão inflexível que têm aos fumadores…
Mais uma vez, alerto para a baforada que possam sentir, cof, cof… enquanto lêem este texto. Depois não venham pedir indemnização…
Convém fazer aqui uma pausa. Primeiro para tossirem à vontade e depois para informar que eu não sou uma defensora férrea dos fumadores. Vivemos em sociedade e há que respeitar os outros, mesmo quando os outros não admitem meios-termos, são facciosos ou se julgam inspirados por um espírito divino...
Retomando o assunto que me fez escrever este texto, quem foram os crânios que definiram as idades mínimas para o consumo de tabaco e de álcool?
Depois de ler a legislação nacional, no site do Instituto da Droga e da Toxicodependência, fiquei apta a responder a esta minha pergunta, mas não vou divulgar os nomes das sumidades…
Pois neste nosso bem tramado sítio mal frequentado, a que nós chamamos país, e segundo legislação de 2007, a idade mínima para o consumo de tabaco é 18 anos e no que diz respeito ao consumo de álcool, a legislação de 2002, aponta para os 16 anos.
Os jovens só podem fumar depois de atingirem a maioridade, mas podem começar a beber dois anos antes!? Todos sabemos, mesmo os aberrantes fumadores, que o tabaco causa doenças graves a longo prazo (para além de chatear a curto prazo…). Todos sabemos, mesmo os aberrantes fumadores e, neste caso, também os aberrantes bebedores, que o álcool causa doenças graves a longo prazo. Mas, se eu fumar 15 cigarros não há qualquer tipo de alteração no meu comportamento, enquanto se eu beber 15 shots ou 15 cervejas, a probabilidade de isso afectar a minha capacidade de reacção e de coordenação motora, bem como a capacidade de decisão e o discernimento, é bastante elevada. Ora, estas transformações podem levar à violência, comportamentos sexuais de risco e acidentes de viação, entre outros.
A publicidade ao tabaco é proibida, mas a publicidade a bebidas alcoólicas é frequente e é associada a acontecimentos agradáveis, sugerindo que o álcool facilita a sociabilização, é indispensável para obter prazer e naturalmente conduz à aventura e ao romance.
Perfeitamente compreensível! Qualquer criatura percebe estes critérios! Eu é que sou uma cabeça dura que não faço um esforçozinho para entender…
Resumindo e baralhando: a iniciação no consumo de tabaco e álcool ocorre geralmente na adolescência, mas em idades diferentes. Os adolescentes podem começar a beber que nem umas bestas (inconscientes) aos 16 anos, mas só são suficientemente responsáveis para dar umas passas num cigarro aos 18 anos. Tens 16 anos? Queres fumar? Ah, isso não pode ser, faz-te mal e ficas com a roupinha de marca a cheirar a fumo…mas bebe à vontade, curte a noite e entra em coma alcoólico! É perfeitamente compreensível…

3 comentários:

Paula disse...

ahahahahahha :) es o maximo tu :))))
minha querida ex colega de escola ex vizinha e espero que Amiga agora por um bom tempao ja q a tal da blogoesfera nos reencontrou escreves com humor e cada vez gosto mais de te ler ! estas uma '' miguela estevas cardosa '' , brilhante este teu tema ! adorei ! eu nao fumadora ( nunca o fui ... ) concordo com o que escreveste !
realmente chegou se a um despalterio pode se beber ( sera q tal sempre associado a festas celebracoes e outras '' imeldas '' afins ??? )
pode se votar
pode se ...
pode se trabalhar
pode se fazer disparates
mas aos q teem a '' triste '' ideia de fumar poem -vos num cantinho estilo piolhosos , beu beu mal cheiroso , no aeroporto aquilo ate parece um antro de ganzados ...
um disparate
posso dizer te se tou nalgum lado a jantar e levar com o fumo de um cigarro nao me agrada la muito , mas tal = ter asma e ter n alergias !
mas nao vou armar -me em carapau de corrida eentendes ?
bjo muito grande e um xi coracao do Fer tb para ti princesa
fumadora ou nao eu gosto de te ler e gosto sobretudo de ti '' prontus '' ...

Pezinhos na Areia disse...

Agora que te reencontrei não te vou deixar escapar, mesmo sem seres não fumadora! Amigas para siempre! Olé! Confesso que sendo fumadora também odeio levar com o fumo alheio quando estou a comer. Embirro mesmo com isso, c'um caraças!
Obrigada por me leres.
Eu também gosto de ti, porra!!!

Beijocas distantes que espero que cheguem em boas condições...

Pezinhos na Areia disse...

Agora é que vi que me enganei...
Tô mêmo xexé de todo.

Repito a frase:...mesmo sem seres fumadora.

Jinhos