quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Message in a bottle (24)

O governo da cidade de Guangzhou, no Sul da China, vai estabelecer leis mais duras e severas para combater os comportamentos anti-sociais, como por exemplo cuspir e urinar em público, deitar lixo para o chão e estacionar mal o carro, noticia o site da BBC.
A ideia é criar uma espécie de tabela de pontuação de ofensas, que pode levar as pessoas a perderem a sua residência. Atingido o limite de 20 pontos em dois anos, o cidadão será despejado, caso a sua habitação tenha sido oferecida pela autarquia.
O objectivo do governo local é «construir um ambiente comunitário higiénico, seguro e harmonioso» para os seus cidadãos, acrescenta o site da BBC. Recorde-se que a cidade chinesa de Guangzhou será a sede dos Jogos Asiáticos, em Novembro deste ano.
(Destak)

Não sei se compreendi bem esta deliberação…
Então, só as pessoas que têm casas atribuídas pela autarquia é que vão ser punidas!? Ok, devem ser “paletes”… porque até existe um departamento que administra as casas do governo. Em todo o caso parece-me injusto e alguns chineses já criticaram o plano, em fóruns realizados na internet, afirmando que ele representa “discriminação contra os pobres”.
Nós por cá… não tínhamos mãos a medir, era preciso paciência de chinês! Sim, porque carros mal estacionados são às resmas…e português que se preze não dispensa cuspidelas no chão…
Autarquias portuguesas… apliquem a ideia!

Sem comentários: