domingo, 17 de julho de 2011

Reservado à Indignação (23)

“Ir é o Melhor Remédio” é o nome de um programa da SIC da autoria de Teresa Conceição e Martim Cabral, inserido no Jornal da Noite. Estes dois jornalistas entram-me pela sala adentro todas as sextas-feiras para me darem a conhecer os “segredos” de Portugal. Entram porque eu os deixo entrar. Claro que eu podia simplesmente mudar de canal, mas não me parece de bom-tom desconsiderá-los e mandá-los dar uma volta ao bilhar grande… Para ser sincera, estou-me nas tintas para a minha indelicadeza, eu não mudo de canal apenas porque a minha faceta masoquista fala mais alto, assim como a minha bisbilhotice e a minha malvada curiosidade. Não suporto ficar sem saber em que hotel de sonho pernoitou e em que restaurante de luxo se alambazou o senhor Cabral que, qual explorador português, vai descobrindo o país. As sugestões para o fim-de-semana são sempre incomportáveis para o meu bolso e para o bolso de muitos pelintras como eu. Tenho, então, uma vontade indómita de estrafegar o senhor Martim. Embora a jornalista Teresa Conceição faça panelinha com o senhor Cabral, o meu desejo de a esganar não é tão forte porque os refúgios dela, turismo rural, tasquinhas e restaurantes típicos, sempre são mais acessíveis...
O trabalhinho árduo e desumano (são uns moiros...) desta dupla é uma ofensa, uma autêntica afronta aos que vivem na pobreza e passam fome e deixa-me sempre a sensação de que estão a gozar comigo e com os outros milhões de espectadores masoquistas como eu. Não sei se é imprescindível ter uma licenciatura em jornalismo para fazer este programa semanal, mas tenho a certezinha absolutíssima que a minha competência e o meu empenho, para me entregar de corpo e alma a este projecto, fariam de mim uma Teresa Cabral ou um Martim Conceição, perdão, uma Teresa Conceição ou um Martim Cabral de alto gabarito… Aliás, ponho-me à disposição da SIC! Se algum deles estiver adoentado ou, quiçá, mesmo sick, com uma intoxicação alimentar ou dores nas cruzes, disponham… nunca viro as costas a este tipo de trabalho espinhoso…
Como diria Nuno Lopes, em “Os Contemporâneos”, o que é que tu fazes? Passeias, é o que tu fazes. Grande coisa… Vai mas é trabalhar, fazer qualquer coisa de útil para a sociedade…
It makes me sick (Sic?)…

3 comentários:

Ana Margarida Johnson disse...

Eu também assisto àquele desfile de peneirentos cheia de vontade de os mandar à MErD@!. São os dois intragáveis: O Sr. Cabral seboso e peneirento, banboleia-se inchado e a acompanhante Dona Teresa com a sua dicção açucarada e os seus trejeitos e maneirismos causam em mim um mau estar e hoje, depois de assistir masoquistamente a mais uma passeata deste duo de sonsos decidi pesquisar no Google se haveria alguém que achasse o mesmo!
E pelo que vejo HÁ!
Obrigada,gostei de ler e é pelo menos reconfortante saber que mais alguém pensa como eu!FIXE!

Anónimo disse...

Há mar e mar, há ir e voltar

O último programa “ir é o melhor remédio”, foi de tal forma medíocre e de um amadorismo tão incompreensível nos tempos que correm e nas TVs que entre si concorrem que tinha de ter um fim. Martim e Teresa, não estão com nada.
Ela completamente ultrapassada, ele completamente desenquadrado. Ela a servir-se da TV para enviar “message in a bottle”, do tipo: “passada a paixão é a descoberta do amor…”. Enfim!
Como ela disse a despedir-se:” hotéis de 5 estrelas, restaurantes de luxo, que chatice!”. Com esta saída de loura, poupo-nos uma chatice: a de ter de a gramar às 6.ºs fras. A não ser que queiramos ver “reprises”, para termos a certeza que errar pior é impossível.

Pezinhos na Areia disse...

Foi bom saber que ainda há quem se sinta indignado com tal programa. No entanto, tenho uma triste notícia para vos dar. Caso ainda não tenham reparado, eles estão de volta, qual exterminador implacável, na SIC Notícias...
Se puder, não vejo!!!

Abraço para os dois