sábado, 26 de setembro de 2009

Message in a bottle (22)

Excertos de “Votar para ter o direito a refilar”
(por Isabel Stilwell)

Olho para os cartazes e já não suporto aquelas carinhas. Não é nada de pessoal contra ninguém, mas deixam-me a sensação de que há meses e meses e meses que estão ali a olhar para mim, com o seu melhor sorriso estampado no rosto e um slogan insuportavelmente previsível.

Perante asfixias democráticas e Watergates dos Pequeninos, vergasto-me por ter alimentado a ilusão de que os nossos políticos aprenderiam alguma coisa com o Esmiuçar os Sufrágios. E suspiro pelo facto de o verdadeiro humor, com a inteligência e o bom senso que lhe é subjacente, não ter concorrido às eleições, porque garanto-vos que era ele que levava o meu voto.

Reconheço que as pessoas estão mobilizadas e gosto disso. As audiências dos debates institucionais provaram que estão interessadas em conhecer as ideias dos diferentes partidos, que procuram perceber quem “está mais perto de si” e será mais capaz de o servir (porque a política é um serviço ao eleitor, e não o contrário, embora se alguns dos candidatos tivessem consciência disso, demitiam-se já).

Quando não votamos entregamos a outros o nosso direito a escolher, e depois, e esta é a parte que mais toca, perdemos o direito a refilar. E esse é, decididamente, um direito de que nenhum bom português está disposto a abdicar.

Sem comentários: