sexta-feira, 26 de junho de 2009

Reservado à Indignação (11)

Este é um texto composto. Combina a vertente indignação com a vertente memória.
No final de mais um ano lectivo no ensino básico (Yes!!!), o balanço, a meu ver, não é positivo porque os contras são superiores aos prós… Isto, evidentemente, é a minha opinião e eu tenho uma tendência para criticar e praguejar com tudo o que tenha a ver com a aprendizagem, com algumas doutas cabeças e com os milhentos trabalhos exigidos aos alunos ao longo do ano lectivo. Efectivamente, nestes assuntos, tenho sempre tendência para opinar causticamente em relação a quase tudo o que diz respeito ao ensino actual.
Já me indignei algumas vezes com algumas ocorrências completamente descabidas e continuarei a fazê-lo à laia de desabafo, já que não consigo mudar o presente nem o futuro estado do ensino. Não desabafei aqui, quando a minha filha A. frequentou o ensino básico, porque ainda não era “proprietária” deste “confessionário virtual”… ou seja, nesse tempo limitava-me a insultar oralmente…em casa!
Onde é que no meu tempo se faziam testes de Educação Física?! Jamais!...
Testes de Educação Física? Passo-me da carola com isto, a sério!...
Educação Física é aula prática, seja ginástica, andebol, voleibol, futebol, basquetebol, paintball, colesterol, rissol ou o raio que o parta… Teorias destas modalidades terão que ser estudadas por quem quiser seguir a área de desporto, isto não é cultura geral!…
As regras aprendem-se com a prática…
As minhas filhas nunca tiveram muito apreço por esta disciplina, saem à mãezinha…que sempre arranjou 1001 desculpas para não mexer uma palha, que é como quem diz, para não fazer ginástica…
E os torneios inter-turmas? Cada ano sua modalidade… e os miúdos têm que ter apetência para tudo, seja corta-mato, futebol, andebol, briol, cachecol e mais umas quantas coisas acabadas em “ol” como mentol…
E como é que a miudagem é persuadida a participar? Com umas ameaças às “notas”!...
Qualquer mentecapto vê que esta não é a melhor maneira de convencer os alunos a serem mais participativos… mas será que os Profes de Educação Física julgam que assim conseguem cativar os alunos para a prática do desporto? Daahh!!
Que me desculpem todos os adeptos do exercício físico, mas nunca me senti atraída por qualquer prática desportiva, nem sabendo que faz bem à saúde…
Quando era adolescente deslocava-me todas as semanas ao Sport Algés e Dafundo para praticar natação e estive quase a frequentar aulas de Vela, julgo que pela Mocidade Portuguesa (não há bela sem senão…).
Hoje em dia travo alguns “combates” entre o zapping e o blogue, acabando sempre por “ir ao tapete”, ou seja, ao sofá, ficando completamente Knock out
As únicas actividades que me poderão fazer “correr seca e Meca” são passeios e viagens.
Vejam só as alegações empregadas para chegar ao veredicto final…
Desporto? Exercício físico? Lamento mas não sou militante!
Continuando a minha dissertação sobre o ensino, gostaria muito de entender as razões que levaram a incluir na carreira escolar umas disciplinas que não servem nem para “encher chouriços”, tais como Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica.
Área de Projecto!... Nomezinho pomposo não é? Pois… não sei se o problema é da disciplina, se é do programa escolar do ensino básico, se é da escola ou se é dos professores, mas a verdade é que já me começa a chatear os temas escolhidos para os trabalhinhos em grupo…
Compreendo que os miúdos devem estar elucidados sobre os problemas ambientais e esclarecidos sobre a União Europeia, mas tenham dó de mim… desde que a minha filha A. frequentou o 5º ano, ou seja, há dez anos, até ao actual 7º ano da minha filha R. que não se fala de outra coisa…
What a hell!
Já era altura de mudar de assunto, de fazer uma reciclagem.
O Estudo Acompanhado como o próprio nome indica deveria ser uma disciplina que ajudasse os alunos a estudar. Errado! Nestas aulas os alunos estão de facto acompanhados uns com os outros, mas não aprendem a estudar. Apesar de tudo talvez seja, destas três disciplinas, a mais produtiva pois acabam por ser extensões das disciplinas curriculares que os professores leccionam às turmas.
Com a disciplina de Formação Cívica passa-se uma coisa semelhante. Deveria formar cidadãos que soubessem cumprir regras de cidadania e respeitar os outros. Errado! Nestas aulas o director de turma aproveita para tratar da parte administrativa da coisa, faltas e justificações, aproveitamento, comportamento, “chamar à pedra” alguns alunos…
Sei que o director de turma não dispõe de tempo para fazer isto nas aulas da disciplina que ensina, mas a verdade é que os alunos perdem 45 minutos semanais nesta treta… e juntando mais 45 de Área de Projecto já perfaz 90 minutos que poderiam ser distribuídos por outras disciplinas realmente essenciais, como o Português e a Matemática ou até repartindo esse tempo por aquelas disciplinas que têm apenas um bloco de 90 minutos semanais.
A carga horária mantinha-se mas seria bem aproveitada.
Nos meus tempos de estudante, com uns 9 ou 10 anos, fiz exame da 4ª classe, exame de admissão ao liceu e exame de admissão às escolas técnicas… Todos! E nessa altura até tínhamos que saber as linhas de caminho de ferro e tuuuudo sobre as ex-colónias portuguesas… Passei nos três exames e deram-me a escolher Técnicas ou Liceu. Liceu, claro!! Tinha acabado de ler “Sou uma rapariga do liceu” de Odette de Saint-Maurice… e sentia-me importante e crescida…
Nos meus tempos de estudante, já no liceu, nunca existiu qualquer uma destas novas disciplinas e só tinha aulas de manhã ou de tarde, o que quer dizer que a minha vida escolar era muito mais desafogada.
No entanto, julgo que posso manifestar algum contentamento por ter alguma cultura geral, saber qual o meu papel na nossa sociedade e, acima de tudo, possuir valores morais, transmitidos pela minha família… e que tento que vão pautando a minha vida ao mesmo tempo que procuro legá-los às minhas filhas.

Sem comentários: