segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia da Criança

Há quase 21 anos, o professor doutor Nuno Cordeiro Ferreira., pediatra, professor catedrático e uma figura marcante da medicina, disse-me, na primeira consulta da minha filha A., na altura com oito dias de existência, que as crianças eram como os animais, tinham que ser “domesticadas”…
Fiquei perplexa, completamente banzada… não queria acreditar que tinha ouvido aquilo da boca de um médico. No entanto, não foram precisos muitos dias para eu compreender o que aquelas palavras significavam.
Actualmente, não podia estar mais de acordo com ele, as crianças são sábias e se os adultos não se acautelam, caem nos seus jogos chantagistas…
Não estou a ser cruel, estou a ser realista, e agradeço ao doutor Nuno por me ter alertado, no início do meu papel de mãe, para o facto das criancinhas, indefesas, amorosas e fofas, poderem ser também umas verdadeiras pestinhas…
Passados uns anos, houve alguém que me disse que as crianças eram o pior do mundo
Perante o meu espanto e o meu ar indignado, visto que o que acabava de ouvir contrariava tudo o que eu pensava e sentia, a pessoa passou a explicar que dizia isso apenas porque as crianças crescem, deixam de ser crianças, deixam a idade da inocência e transformam-se em adultos…
Eu até entendo mas não consigo concordar.
As crianças, enquanto crianças, são uma das melhores realidades do mundo e da vida.
Claro que sempre houve e haverá aqueles miúdos embirrantes (a mim só me apetece dar-lhes um grande beliscão) mas isso é outra conversa porque, a maioria das vezes, a culpa vai direitinha para os progenitores… que não souberam “domesticá-los” ou que não tiveram a sorte de, como eu, serem avisados…
É com alguma tristeza que o digo, mas se é verdade que a criança é um retrato da sociedade do futuro, então, pelo que vou observando por aí, acho que isso é preocupante…
Neste dia, desejo a todas as crianças do mundo um mar de felicidades…

Sem comentários: