quinta-feira, 18 de junho de 2009

Memórias e Afectos (26)

Férias, Caldas da Rainha, mês de Agosto, anos sessenta.
Não me lembro de passar umas férias sem ir almoçar a Peniche e à Nazaré.
Era uma praxe, fazia parte do “nosso protocolo”…
O meu “avôzinho” R. adorava esses almoços e os passeios que o meu pai lhe proporcionava, visto que durante o ano não saía das Caldas.
Quando íamos almoçar à Nazaré também era hábito, embora não fosse um ritual, ir até ao Monte de S. Bartolomeu.


O Monte de S. Bartolomeu ou S. Brás (anteriormente com o nome de Monte Seano) é uma formação magmática. Foi, e ainda é, local de peregrinação e de romaria das populações da região. É um sítio classificado, desde 1979, pela sua flora endémica, tipicamente mediterrânica, pela sua geologia e pelo seu incontestável valor paisagístico.
Era uma aventura e uma excitação subir até lá acima.
Cheguei a subir, a medo, os degraus periclitantes até à torre de vigia…















É uma pena que eu, nessa época, não tenha dado valor ao panorama que, certamente, se avistará lá do alto e agora não sei se me atrevia nessa subida…
Ficam as recordações...

Sem comentários: