terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Message in a bottle (8)

Arquitectos
(por Joaquim Letria)

A meu ver, os arquitectos formam uma classe à parte.
Conheci muitos, uns a favor, outros contra a ditadura, cá em Portugal e no estrangeiro, mas todos com aquele “je ne sais quoi” que eles têm, da roupa às canetas, aos relógios, aos carros, ao conhecimento, ao estilo de vida. Alguns deles fazem o favor de serem meus amigos.
A casa onde nasci é hoje o atelier de uma dupla de grandes arquitectos que, além de reconstruir zonas de Veneza, dá aulas na Suíça, tem obra feita em Portugal e ganha prémios internacionais bem merecidos.
Trabalhando na casa onde deixei a memória e os afectos da família, os irmãos Aires Mateus empenham-se hoje, entre outras coisas, em ali produzir a reabilitação do Teatro Capitólio. Onde vi dezenas de filmes ao ar livre e tive uma das minhas primeiras manifestações políticas da minha vida, com a “Alma boa de Tse Tuan” de Maria Della Costa.
Sem dúvida que são os arquitectos que se metem na minha vida. Ainda bem.

Sem comentários: