quinta-feira, 13 de junho de 2013

Memórias e Afectos (104)

Quando, do alto dos nossos 16 ou 17 anos, no início da década de 70, fomos ao cinema Condes ver o “Lemonade Joe”, um filme checo, passámos o início da sessão a rir, particularmente porque pensámos que tínhamos enfiado um barrete que iria durar uma hora e meia… No entanto, ninguém arredou pé. Presentemente, julgo que assistimos a um paradoxo. O filme, um western que ridicularizava o faroeste americano, era propositadamente mau para que o produto fosse bom. Joe, supostamente o herói da história, era um cowboy discreto, que só bebia Cola Loka (uma marca de limonada), numa cidade cheia de cowboys e pistoleiros que se enfrascavam em whisky. As cenas eram monocromáticas, sendo sempre amarelas quando Joe aparecia…

Lemonade5

lemonade2

lemonade3

lemonade4

Não tenho qualquer recordação do tema principal do filme, mas lembro-me bem que foi uma barrigada de riso e, claro, da Cola Loka! Isto demonstra que, nessa época, o product placement (inclusão de uma marca comercial dentro de conteúdos de entretenimento, como se fossem adereços) já existia, e que era um sucesso… Eu que o diga! Passaram-se 40 anos e a Cola Loka permanece na minha memória, assim como os nossos risos abafados, mas incontroláveis…

Sem comentários: