segunda-feira, 11 de março de 2013

Tudo isto existe, tudo isto é triste…

…tudo isto é fado!
Abrir um serviço noticioso com fatalidades, fazendo-nos engolir e aceitar religiosamente, sem estrebuchar, que viemos ao mundo unicamente para sofrer, “gemendo e chorando neste vale de lágrimas”, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, era atributo da TVI. Digo bem, era, antigamente. Percebendo que notícias corriqueiras, masoquistas e de fazer chorar as pedras da calçada eram engodo para fazer subir as audiências, passaram a ser apanágio também da SIC. Ontem, abriu o Jornal da Noite com a notícia de “um pai e filho mortos num poço”. Seguiram-se mais notícias de conteúdo vulgar, mas necessariamente chocantes, que nem considero informações dignas de registo televisivo, como “mulher de 74 anos morreu carbonizada”, “tornado na Póvoa do Varzim causa mais de meio milhão de euros de prejuízos”, “assalto violento a bomba de gasolina na Amadora”, “incêndio num prédio na Alemanha faz 7 mortos de origem turca”. Sucederam-se duas notícias de interesse internacional, mas que espelham bem o sensacionalismo centralizado na lamúria.
Depois, lá se chegaram à frente com uma notícia informação de carácter banal, mas que sobressai pela positiva: 51 milhões de euros do Euromilhões saíram em Portugal.
Quando soube que a aposta ganhadora tinha sido entregue num café da Póvoa do Varzim, pensei de imediato: Ora aqui está uma boa notícia! O meio milhão para pagar os prejuízos causados pelo tornado podem ser desembolsados pelo feliz contemplado. Meio milhão? Peanuts para quem ganhou 51 milhões…
Às 20h, todos os dias, o país e o mundo!

Sem comentários: