quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ganda Nóia!...(2)

Uma das minhas homenagens anuais...

14 de Abril, Domingo
20:55 O Titanic viaja a 22 nós com 24 das suas 29 caldeiras activadas.
21:40 A sexta mensagem é recebida, alertando para a presença de grande quantidade de gelo nas proximidades.
22:00 A temperatura do ar é de 0º C. O céu está sem nuvens.
22:30 A temperatura do mar é de -2º C.
23:40 A colisão dura apenas uns segundos, mas causa sérios danos estruturais no casco.
23:50 Dez minutos após a colisão, a água já atinge 4 metros acima da quilha.

15 de Abril, Segunda-feira
00:15 O comandante ordena o envio de pedidos de socorro.
00:20 São dadas ordens para os passageiros começarem a entrar nos barcos salva-vidas. O Titanic começa a apresentar uma inclinação.
2:05 Desce o último barco salva-vidas. O castelo da proa está totalmente submerso. Aproximadamente 1.500 pessoas ainda estão a bordo.
2:18 - As luzes piscam e apagam-se definitivamente.
2:20 A proa inicia o seu mergulho e o Titanic desaparece sob as águas geladas do Atlântico Norte.

2 comentários:

Anónimo disse...

não esquecer a 7 de maio a tragédia do RMS LUSITANIA afundado ...

Pezinhos na Areia disse...

Só me esquecerei dessa efeméride se o Alzheimer me atacar e espero que esse dia nunca chegue...
O dia 15 de Abril e o dia 7 de Maio fazem parte da minha vida e das minhas memórias.
Em todo o caso, obrigada pela lembrança!