sábado, 27 de fevereiro de 2010

Livros e Mar: eis o meu elemento! (21)

“Eu penso que só existe um tipo de pessoas. Pessoas.”

Numa pequena cidade do sul dos Estados Unidos, durante os anos da Depressão, o advogado Atticus Finch aceita a dura tarefa de defender um homem negro, injustamente acusado de violar uma jovem branca. A sua defesa exemplar custa-lhe muitas amizades mas faz com que ganhe o respeito e a adoração dos seus dois filhos que já haviam perdido a mãe.
Pelo olhar de uma criança, entramos numa comunidade conservadora e racista em que o preconceito envenena as relações humanas.
Não Matem a Cotovia foi Prémio Pulitzer e eleito como um dos melhores romances do século XX.
Este extraordinário romance deu origem ao filme To Kill a Mockingbird (Na sombra e no silêncio) e Gregory Peck ganhou um Oscar pela brilhante interpretação do advogado sulista.

As cotovias não fazem mais nada a não ser cantar para satisfação nossa. Não comem coisas nos jardins das pessoas, não fazem ninhos nas searas, não causam danos a ninguém. É por isso que é pecado matar uma cotovia.

O romance é baseado nas memórias da autora e leva-nos ao Alabama dos anos 30, ao racismo e preconceitos próprios da época e do local. Os problemas dos adultos vistos pelas crianças fazem deste livro uma obra comovedora e fizeram-me recuar até às minhas longínquas e intermináveis férias de Verão…
Um dos que faz parte da lista dos cem melhores.
Mais um para juntar à minha lista dos “já lidos”.

Sem comentários: