quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A "tremura" dos cinquenta...

“Enquanto o corpo funciona, não nos apercebemos do grande inimigo que ele pode ser; se cedemos na vontade de o contrariar mesmo por um instante, estamos perdidos.”

Eu já estou perdida…mas há coisas que só se consegue compreender quando se tem uma certa idade.
As coisas que agora me dão prazer, as coisas que agora eu desejaria fazer, não me dariam prazer nem desejaria fazê-las quando tinha quinze, dezoito, vinte e cinco ou mesmo trinta anos.
Não me parece que aos quinze anos gostasse de estar sem fazer nada, do “dolce fare niente”, de vegetar… No entanto, actualmente, é uma das minhas especialidades…
É tão bom não fazer nada e depois descansar…é tão bom estar para ali a “aboborar”…adoro!
E dormir? É pouco bom, é... Dormir até me fartar…mas nunca fazer a “siesta” porque fico toda trocada, toda baralhada, não sei se estou na véspera (?) ou no dia seguinte, enfim, toda virada do avesso…
Adormecer a ver televisão é a cerejinha no topo do bolo!...
“Eu quero dormir, dormir perdidamente!
Dormir só por dormir: aqui…além…”
A Florbela (nunca, mas mesmo nunca, confundir com Floribela) “espancava-me” se lesse tamanha heresia…
É evidente que aos dezoito anos queria ir para o café, depois de jantar, ter com os amigos, sair e divertir-me. Qual dormir!?...
Enquanto estou a “aboborar” mas ainda não caí nos braços de Morfeu, gosto muito de fazer “mappling”…e “zapping”…entregando-me a estas actividades com um profissionalismo surpreendente, coisa que nunca acontecia quando tinha vinte e cinco aninhos....
Acontece que cheguei precocemente à idade do “Condor” (com dor aqui, com dor ali…) mas como tenho colegas, mesmo os que são um pouco mais novos, que já chegaram a esta “idade”, julgo que não é preocupante. Talvez, quiçá, um defeito de fabrico…mas o prazo de reclamação já passou há alguns anos…
Claro que, para além de atleta de alta competição nos “desportos radicais” mencionados, gosto de uma boa leitura e de sublinhar os livros, gosto de conversar com as minhas filhas e de mimar os meus gatos, de cinema, de alguma música, de navegar na Net, de aprender coisas novas, de jardinagem, de “esplanading” (preferencialmente se tiver um livro), de rir, de beber um gin tónico…
Gosto de passear à beira-mar principalmente quando não é Verão e a praia está deserta e apanhar búzios e conchas enquanto os meus pézinhos, na areia, vão deixando pegadas que o mar faz o favor de apagar…

Sem comentários: