sábado, 6 de setembro de 2008

Reservado à Indignação (2)

O egoísmo nacional instalou-se! Completamente...
Aliás, neste rectângulozinho chamado Portugal, ainda não se instalou a anarquia porque numa anarquia não há governo. Não... não vou entrar em politiquices porque não tenho bagagem para isso...
Deixámos de ser um país e passámos a ser um "sítio mal frequentado"...
As pessoas (malta nova, meia idade e os velhotes) não sabem viver em sociedade, a falta de civismo é corrente e o egoísmo nacional instalou-se...
Quando alguém encontra amigos ou vizinhos há uma tendência para ficarem a conversar ocupando o passeio e os outros que se lixem...literalmente! Tenho que me desviar, passar pela estrada ou pedir licença mas se tenho a triste ideia de fazer qualquer comentário, ai Jesus...estou feita! Deve ser porque a razão está do lado deles, claro!...
Quando preciso ir ao caixa automático, vulgarmente conhecido por multibanco, tento encontrar um que não tenha ninguém mas por vezes o multibanco mais próximo tem gente, melhor dizendo, tem gentinha. Essa gentinha, ao contrário de mim, nunca tem pressa, nunca tem nada mais interessante para fazer e é sempre muito organizada...
Quando eu chego ainda estão à procura da carteira na mala, no bolso ou na "pochete"...
Depois de fazerem todas as operações a que têm direito, incluindo a consulta ao NIB e IBAN só para me chatear, tornam a guardar o cartãozinho na respectiva carteirinha que por sua vez será guardado na malinha, na "pochete" ou no bolsinho...e eu a bufar! Tudo isto podia ser feito depois de me terem dado a vez em frente à máquina, mas não, quem está à espera que se lixe...literalmente!
A fila do supermercado é outro sítio fantástico para encontrar energúmenos do mesmo género. Desde os que deixam o cesto na fila a guardar lugar e andam ainda às compras (os chicos espertos), passando pelos que afinal não querem levar o desodorizante ou as pastilhas elásticas e tem que vir alguém para anular o que eles não vão levar, e acabando nos que abrem a carteira cheia de trocos para a menina da caixa contar...
E quando eu salto de uma fila para outra que tem menos gente e acabo por me despachar mais tarde? Acho que isto está explicado matematicamente... Talvez seja alguma moda estatística, alguma razão entre o número de pessoas na fila e a lentidão da menina da caixa ou uma fracção imprópria... A verdade é que não tenho paciência e quem fica imprópria para consumo sou eu! Fico consumidinha...
O egoísmo nacional está de tal forma enraizado que eu já cheguei a pensar que sou eu que estou errada...
Completamente...

Sem comentários: