sexta-feira, 5 de julho de 2013

Memórias e Afectos (106)

Praia das Maçãs (I)

Corria a década de 60. O meu irmão JC e os amigos corriam para a Praia das Maças e para a Praia Grande aos fins-de-semana. Já encartado, mas sem carro, comprou uma VeloSolex preta, uma bicicleta eléctrica produzida pelo fabricante francês Solex, que o levava até à praia. A VeloSolex, que encantou Brigitte Bardot e foi uma das estrelas principais do filme “Mon Oncle” do cineasta Jacques Tati, era a grande moda na época…

Velosolex-2200-1337406947

Por vezes, também nós íamos até à Praia Grande ou à Praia Pequena, esta última mais do agrado do meu pai, e, apesar do meu irmão sair de casa primeiro do que nós, chegámos a apanhá-lo no caminho. Era da praxe o meu pai buzinar, ultrapassá-lo dizendo adeus e seguíamos caminho.
Foi numa dessas ocasiões que, em poucos segundos, ocorreu um episódio dramático, embora, com o passar dos anos, se tenha convertido numa ocorrência hilariante. Avistámos o meu irmão na estrada nacional junto ao Cacém. O meu pai aproximou-se e buzinou. O meu irmão, a 25km/h, olhou para trás. À frente dele, na berma da estrada, seguia a pé um homem com umas canas verdes e compridas ao ombro. A partir daqui o desfecho é previsível. Movendo o tronco, o homem também olhou para trás, levando as canas a enfiarem-se no guiador da bicicleta e, quando voltou à posição inicial, “catapultou” bicicleta e condutor para o outro lado da estrada, onde se imobilizaram junto a um muro baixo e rugoso. Enquanto isto se desenrolava, num curtíssimo espaço de tempo, diante dos nossos olhos, a minha mãe, crente fervorosa, chamava pelo Altíssimo!... No meio de triliões de pedinchices, não me pareceu provável que o Todo-Poderoso tivesse uma vaga para atender a minha mãe, mas, talvez por ser “cliente” habitual, teve prioridade no pedido feito em cima da hora… O meu irmão saiu ileso, apenas com escoriações numa mão, mas, furioso com a situação, atirou com a VeloSolex para um quintal!...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eléctrica não ! Mas sim a (pequeno motor) motor.

Pezinhos na Areia disse...

Obrigada pelo esclarecimento.
Quem sabe, sabe!...
Mas não poderia ser um motor eléctrico?