quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pergunto eu... (2)

... que não percebo nada disto...

Como é que a Madeira conseguiu esconder buracos que têm mais Km2 do que a ilha? Como é que a Madeira, com um buraco de tal envergadura, ainda não foi ao fundo?Porque é que ninguém resolve o problema? Porque é que ninguém actua na remoção do "carunchoso" que é um pesadelo para o país? O carunchoso é intocável? O bicho da madeira é ingovernável?

Deixaram o xilófago (leia-se Presidente do Governo Regional) criar galerias e fazer perfurações substanciais durante mais de trinta anos até os buracos terem dimensões descomunais. Deixaram aquele insectozinho irritante instalar-se, esburacar, libertar serradura e tornar-se um flagelo. Todos nós sabemos que o caruncho é um inimigo da madeira e sempre ouvi dizer que ao primeiro sinal de infestação se deve actuar rapidamente para que o bicho da madeira não nos danifique a casa…O que é que foi feito? Removeram o caruncho? Protegeram a madeira? Deram-lhe o tratamento adequado? Não… mas como o produto de tratamento para o caruncho só não penetra em superfícies polidas, e de bem-educado o bicho não tem nada, julgo que um tratamento que expulsasse o carunchoso seria benéfico para a madeira e para o país…
Estando a robustez da madeira já comprometida, e tendo em conta a infestação em grande escala, isto só lá vai contratando um profissional para lidar com a praga.
A única solução seria afundar a madeira e afogar o bicho…mas como a trampa flutua, obviamente que não ia resultar… A ameaça vai continuar a esburacar a madeira. O regabofe do bicho vai continuar porque não há nenhum cubano do continente que acabe de vez com ele.
Não podemos vender aquilo aos chineses? Fazíamos um negócio da China! Saldávamos a dívida. Os chineses comiam o bicho da madeira (eles não comem tudo o que rasteja e tenha vida?) que se calava de uma vez por todas, e nos “bulacos” aproveitavam para abrir lojas (abrem lojas em qualquer buraquinho…).
Não há quem tenha governo nisto?
Pergunto eu... que não percebo nada disto!...

Sem comentários: