quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Palavra de Ordem

"Você não fica rico com o que ganha, fica rico com o que poupa."

Entrei o mês de Setembro com as baterias apontadas à poupança. Cá em casa a palavra de ordem é POUPAR! É evidente que não espero enriquecer economizando, o que eu espero com esta medida (mais radical que as anteriores) é não ficar mais pobretanas e aguentar-me à bronca…
Esta minha luta (não hitleriana…) provavelmente será, qual D. Quixote, contra moinhos de vento, mas estou decidida a combater e atacar impetuosamente tudo o que me possa arrastar para uma vidinha mais precária e digna de dó.
Assim a priori, os próximos três anos servirão para recuperar o fôlego sem ter propinas para pagar. A minha filha A. acabou a faculdade! A minha filha R., agora no 10º ano, dá-me assim a possibilidade de folgar as costas enquanto o pau vai e vem…
Os meios que pretendo promover, nesta batalha, são muito variados. Desde elaborar menus semanais e listas de compras com apenas os ingredientes que vou necessitar, reduzir o número de cafés diários, levar almoço e comer no emprego, dizer “sim” a todas as marcas brancas, interiorizar o hábito de desligar os botões de standby, usar tabaco de enrolar (investimento inicial na máquina…), colocar redutores de fluxo nas torneiras e um duchestop na torneira da banheira (outro investimento inicial…mas que terá um resultado grandioso porque uma das minhas filhas é uma gastadora compulsiva de água porque a factura ainda não vem no nome dela…), pagar as compras em dinheiro vivo para me custar mais a ver o dinheiro a voar, reciclar roupas (ou emagrecer?) deixar de comprar livros (oh, my God!...), aproveitar para ler tudo o que tenho em casa e, quiçá, ir buscá-los à Biblioteca Municipal, etc., etc.

Entrei o mês de Setembro com as baterias apontadas à poupança.
A partir de hoje a palavra de ordem é POUPAR!

Sem comentários: