quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reprovados!

Não podemos generalizar, mas penso que a tendência é para piorar…

5 comentários:

Unknown disse...

o que eu ouvi de pessoas que tinham amigos aí nesse video, e até li um comentário de um rapaz no Facebook que foi filmado, eles disseram que a jornalista apenas tornou publicas os erros deles. E eu tenho que admitir que também não sabia a resposta a uma das perguntas.
Os estudantes universitários, grupo do qual eu faço parte, não são burros, têm é uma certa preguiça para se interessarem em coisas sobre a cultura, a educação em Portugal devia passar mais pela cultura, mas a cultura é sempre posta de parte!!! E não quero mesmo acreditar que o futuro de Portugal é ignorante como fizeram passar no video

Pezinhos na Areia disse...

Olá Fábio,
Lamento não partilhar a sua opinião a 100%, talvez o meu cepticismo se deva à idade… mas, como disse, não quero generalizar e acredito que ainda há muitos jovens com uma cultura geral bastante alargada. Tenho uma filha que deixou este ano o mundo universitário e satisfaz-me constatar que tem muitos conhecimentos e que estará à vontade para não fazer fraca figura. No entanto, isso deve-se, como o Fábio diz, ao interesse sempre demonstrado pela cultura em geral. Já a irmã, mais nova, apesar de ter falhado apenas uma das perguntas deste vídeo, não evidencia qualquer queda pelo “saber mais” e isso irá, certamente, reflectir-se no futuro. Conheço algumas das suas amizades e garanto-lhe que são todos “chapa 5”, ligam mais depressa a televisão do que lêem um livro, não têm interesses culturais e a sua erudição não vai além da aquisição dos conhecimentos obrigatórios estudados e pouco mais. A cultura nacional pode até não ser estimulada, mas julgo que a oferta é suficiente para aliciar todas as gerações. Na minha juventude (a santa da nostalgia a falar…) diverti-me com os amigos, fiz disparates, faltei às aulas, enfim, vivi a adolescência em pleno, mas nunca negligenciei a minha cultura geral porque, como diz o ditado, o saber não ocupa lugar. Serão as novas tecnologias e o ritmo de vida actual responsáveis pela falta de interesse por tudo o que nos faz pensar? Os jovens não são atrasados, acomodam-se, e daí à preguiça é um passo. Gostei do seu comentário. Afinal há jovens com muito bom senso. Boa sorte!

Unknown disse...

Sim actualmente as gerações andam muito mais ligadas à televisão/cinema/Internet do que aos livros, é um facto. Mas é preciso tirar partido da Internet e da televisão, porque por vezes passam documentários e noticias bastante interessantes e que melhoram os nossos conhecimentos.
Temos uma grande cultura, mas isso não chega, é preciso vive-la, ver as coisas de perto.
Eu ainda vivo a minha juventude e é isso que tento fazer todos os dias, tento conhecer novas culturas, abrir os meus horizontes, essa foi uma das razões para vir fazer Erasmus em Istambul.
E respondendo à sua pergunta, acho que sim as novas tecnologias criaram novos interesses, e o interesse sobre a cultura foi deixado de parte. Os jovens cativam-se mais rápido por um telemóvel do que por um livro. Para quem souber usar beneficamente as novas tecnologias conseguirá claro aumentar a sua cultura, como já referi anteriormente a Internet tem muita informação capaz de aumentar o nosso conhecimento, basta só deixarmos o facebook e a preguiça de lado.
Obrigado

Pezinhos na Areia disse...

Fábio,

Dê, por mim, os parabéns aos seus pais por terem um filho 5 estrelas!... A sério, gosto da sua maneira de encarar o mundo e da sua garra para absorver tudo o que a juventude tem de bom.
Se continuar assim, "arrisca-se" a ter um futuro brilhante!
Um abraço da cota

Unknown disse...

Muito obrigado, espero ter esse futuro brilhante :) mas o estado actual de Portugal parece me que não está para grandes brilhantismos, mas espero que melhore. Mais uma vez obrigado pelas suas palavras.