quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Home Cinema

“Main Street” é um drama contemporâneo sobre vários moradores de uma pequena comunidade, cujas vidas são alteradas com a chegada de um estranho com um plano polémico para salvar a cidade agonizante de uma morte anunciada. Tempos difíceis, cidadãos que tentam encontrar formas de escapar ao declínio. Entendi a mensagem, mas o tema não é novo. Os desempenhos de Colin Firth, Ellen Burstyn e Patricia Clarkson acabam por salvar o filme.

Main-Street

“Don’t look now” (Aquele Inverno em Veneza), baseado num conto da romancista inglesa Daphne Du Maurier, é um filme de 1973, com Donald Sutherland e Julie Christie nos principais papéis. John e Laura Baxter são confrontados, em Veneza, com uma série de incidentes bizarros que surgem após a morte por afogamento da sua filha mais nova, em Inglaterra.Sutherland estava no auge da sua carreira e neste filme escandalizou meio mundo ao protagonizar cenas ousadas de sexo com Julie Christie. O drama das personagens é inquietante, perturba-nos, angustia-nos. A tensão, o mistério e o suspense estão patentes em quase todas as cenas, mas não foi o suficiente para sentir arrepios… (esta é para o meu amigo JMC). Curiosamente, durante os 110 minutos de filme, nenhum dos personagens pronuncia a expressão Don’t look now

Kevin Spacey, Jeremy Irons e Demi Moore dão-nos uma nova perspectiva sobre a falência do sistema financeiro que afectou economias no mundo inteiro. Em “Margin Call”, os especuladores são vistos como pessoas comuns que obedecem a ordens superiores, como em qualquer outra profissão… Bom filme, embora o final seja um bocado agridoce.

Margin Call

“Flypaper” é uma comédia. À partida, já estaria fora do meu rastreio cinematográfico, mas fiquei com interesse em ver Ashley Judd (notam-se as marcas do tempo…) num registo diferente. Dois assaltos simultâneos no mesmo banco quase à hora do encerramento, um feito por profissionais e outro por um par imbecil. O sistema de segurança inicia o bloqueio do fim do dia e assaltantes, funcionários e clientes são apanhados nesta situação absurda e ficam fechados no edifício toda a noite. Um jogo hilariante do gato e do rato, um final sui generis.

flypaper

Sem comentários: