terça-feira, 24 de março de 2009

Parabéns à minha filha R.

Em tempos que já lá vão, as raparigas casavam cedo, eram mães em idade precoce, dificilmente ultrapassavam a 4ª classe e um curso superior não passava de uma miragem.
Umas trabalhavam por necessidade e outras ficavam em casa a tomar conta dos filhos e a tratar das tarefas domésticas.

OS TREZE ANOS
(excertos da cantilena de António Feliciano de Castilho)

Já tenho treze anos,
que os fiz por Janeiro:
Madrinha, casai-me
com Pedro Gaiteiro.
Já sou mulherzinha,
já trago sombreiro,
já bailo ao domingo
com as mais no terreiro.
Já não sou Anita,
como era primeiro;
sou a Senhora Ana,
que mora no outeiro.
Nos serões já canto,
nas feiras já feiro,
já não me dá beijos
qualquer passageiro.
Miro-me nas águas,
rostinho trigueiro,
que mata de amores
a muito vaqueiro.
Miro-me, olhos pretos
e um riso fagueiro,
que diz a cantiga
que são cativeiro.
Já sou mulherzinha,
já trago sombreiro,
já tenho treze anos,
que os fiz por Janeiro.
Já não sou Anita,
sou a Ana do outeiro;
Madrinha, casai-me
com Pedro Gaiteiro.
Não quero o sargento,
que é muito guerreiro,
de barbas mui feras
e olhar sobranceiro.
O mineiro é velho,
não quero o mineiro:
Mais valem treze anos
que todo o dinheiro.
Marido pretendo
de humor galhofeiro,
que viva por festas,
que brilhe em terreiro.
Da parte, madrinha,
de Deus vos requeiro:
Casai-me hoje mesmo
com Pedro Gaiteiro.

Felizmente as coisas mudaram.
Felizmente as mulheres estudam e trabalham sem que haja razão para que isso interfira no seu projecto de ter uma família.
No dia em que a minha filha R. faz 13 anos, dou-lhe os parabéns pelas vitórias alcançadas, assim como pelas derrotas, porque também elas nos fazem ficar mais responsáveis e mais fortes e nos ensinam a crescer…
A vida é como uma meada de lã da qual terás que fazer um novelo…vais encontrar alguns nós pelo caminho, mas nunca hesites, não tenhas medo de falhar.
Estarei sempre presente para te apoiar e ajudar nas tuas decisões e, como já tive ocasião de o dizer, mais importante que o teu currículo escolar, são os teus valores morais que te levarão, pelo caminho do bem, a enfrentar novos desafios, rumo ao sucesso…
Ah…e nunca te esqueças que és única….

P.S. Continua com o teu bom humor contagiante, a falar em discurso directo, a cantar e a fazer teatros. Eu e todos os que te rodeiam gostamos…

Sem comentários: