sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Reservado à Indignação (5)

Noventa e nove por cento da minha correspondência dizem respeito a extractos bancários, informações de débitos directos como a EDP e o SMAS e continhas para pagar. Faço sempre o mesmo comentário sarcástico: “tantos amigos…é pena que não seja para me darem qualquer coisa”…
Há dois dias, porém, as coisas mudaram…
Deparei-me com uma cartinha do “meu” banco e fiquei logo com a pulga atrás da orelha…visto que os extractos já tinham chegado e eles não têm por hábito escrever-me para saber como vai a minha saúde…
Hum…haxixe (acho isso) estranho!
De mau humor lá abri a carta e fiquei sem palavras… Sem palavras é uma forma de dizer porque, na verdade, disse um chorrilho de asneiras que não vou reproduzir aqui.
Então não é que o “meu” banco me estava a “oferecer”, de mão beijada, um cheque pré-aprovado de DEZOITO MIL EUROS!!!...
DEZOITO MIL EUROS!!!...
Ó meu Deus… Por que fizeste os bancos tão bonzinhos? Tanto não era preciso…
Tão queridos! No Natal quero ver se não me esqueço de levar ao balcão onde tenho conta, um bolinho rei e um envelopezito com 10€ para cada um… É uma boa gorja… mas eles merecem!...
No mesmo dia, à noite, o assunto foi falado num noticiário da SIC. Dizia o comentador que os bancos não estão a cometer nenhuma ilegalidade e que o envio destes cheques pré-aprovados é feito apenas para os clientes que não são de risco, ou seja, não têm incumprimentos.
É lá!... Grande elogio cá pró meu lado…
O comentador continuou dizendo que os cheques pré-aprovados são enviados a clientes que o banco sabe terem rendimentos para pagar o crédito pessoal.
Porreiro!... Eu tenho rendimentos comó caraças…
Acrescentou ainda que há uma tendência para os bancos cada vez emprestarem menos dinheiro e apenas aos que não precisam (?) e aos mais ricos (?) …
Foi neste dia, às 20h30 que passei a pertencer à classe alta…
E o que é que eu fiz ao cheque? Arquivei-o na vertical, convenientemente rasgado, claro!
Os bancários e os banqueiros lá terão os seus objectivos a cumprir até ao final do ano… Tentar vender mais um produto. O meu objectivo é não comprar nenhum…
Eu fico perplexa e atordoada! Há cada vez mais famílias a não conseguir pagar os créditos e os bancos aliciam-nos com cheques pré-aprovados…
Eu fico perplexa, atordoada e atónita! O crédito mal parado continua a subir e os bancos aliciam-nos com cheques pré-aprovados…
Eu fico perplexa, atordoada, atónita e siderada! O incumprimento nos créditos é constante e os bancos promovem o crédito pessoal enviando cheques pré-aprovados…
Eu fico perplexa, atordoada, atónita, siderada e indignada com estas ofertas… sejam elas em época natalícia ou não.
Nem eles são Deus nem eu acredito na Terra Prometida!...
Nem eles são a estrela que me guia nem eu sou um camelo!...
Nem eles são a manjedoura nem eu sou o burro!...
Nem eles são os Reis Magos nem eu sou o menino Jesus!...
Além disso, desde os sete anos que não acredito no Pai Natal…

Sem comentários: