sábado, 8 de janeiro de 2011

Missão ultra-secreta

Tenho amigos para saber quem eu sou. Quando os vejo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

A comemoração dos cinquenta anos do nosso muito querido amigo S. foi um acontecimento extraordinário e ficará para sempre na nossa memória como uma doce recordação. A fasquia está de tal modo elevada que vai ser complicado, ao próximo aniversariante a entrar no meio século, conseguir superar este evento e destronar a S. em organização e método.
No nosso grupo de amizades passou a existir uma suspeita de “conspiração” sempre que um de nós está prestes a atingir as cinco dezenas. É impossível (julgo eu…) que o dito aniversariante não desconfie de nada. Apesar da suspeição, inevitável, o S. não podia adivinhar uma comemoração desta envergadura. Tudo foi pensado com minúcia e meses de antecedência. Não me vou alongar com os detalhes, basta dizer que tudo estava perfeito!... Irrepreensível… Aplaudir a S. é insuficiente, não tenho palavras para descrever toda a audácia, paixão e empenho que dedicou para que este dia fosse um verdadeiro êxito. Tiro-lhe o meu chapéu!...
A “longa-metragem”, à qual não faltou o Leão da MGM, estava brilhante. A significativa homenagem prestada ao S. foi um contributo de todos os familiares, amigos e colegas que lhe querem bem. Disse ele, no seu discurso de agradecimento, que ter muito dinheiro não é sinónimo de fortuna, ter verdadeiros amigos é a nossa grande riqueza. Não posso estar mais de acordo. O S. aprecia e compreende esse tão nobre sentimento que é a amizade. Para nós é muito fácil transmitir-lhe todo o nosso afecto porque, como eu escrevi na minha mensagem, ele é um ser humano espontâneo e extraordinário que dá mais cor ao mundo, mais sentido às nossas vidas e nos faz acreditar que é bom viver…
Diz-se que os homens se assemelham aos vinhos, a idade estraga os maus e melhora os bons. Fazendo fé nisto, só tenho a dizer que o S. é no mínimo um Château Lafite…daqueles que só saber o preço dói… Creio que é mais fácil encontrar duas impressões digitais iguais do que um indivíduo tão íntegro e moralmente correcto como o S., não querendo com esta afirmação melindrar os outros amigos (todos uns queridos…) que também são pessoas muito bem formadas e com imensos princípios morais, coisa que vai faltando nos dias que correm. Tive a felicidade de ter amigos assim e, tal como ele, sinto-me bafejada pela sorte e milionária…
O ano de 1961 foi repleto de acontecimentos marcantes tanto a nível internacional como a nível nacional. Sentir-me-ia feliz se aos factos importantes ocorridos durante este ano pudesse acrescentar que o Sporting tinha conquistado o título de Campeão Nacional da 1ª Divisão, mas a dura realidade é que o vencedor foi o Benfica. O S. que me perdoe, mas não lhe posso dar essa alegria. No entanto, a data mais importante do calendário nacional é, sem margem para dúvidas, o nascimento do nosso "petit prince"…
Ao fazer cinquenta anos há coisas que nos parecem sem importância e passamos a dar mais valor à vida. Ao fazer cinquenta anos experimentamos um estatuto diferente e passamos a conviver com os cabelos brancos de uma forma mais serena. Ao fazer cinquenta anos sentimos que é mais fácil perdoar e esquecer as ofensas. Com cinquenta anos somos mais experientes, a inocência desapareceu, a juventude ficou bem distante e o tempo que temos à frente já parece curto para realizar os nossos sonhos. Com cinquenta anos apercebemo-nos que ainda precisamos dos nossos pais, mas chegou a altura de começarmos a ser pais deles e olhamos os filhos como se fossem eternas crianças. Com cinquenta anos procuramos fugir da solidão, embora vivamos intensamente o tempo que passamos sozinhos e donos de nós próprios.
A partir dos cinquenta anos devemos apenas memorizar os bons momentos e registá-los no coração, evitar as tristezas, não abandonar as esperanças, desfrutar dos sonhos e da fantasia, caminhar com segurança e saborear a vida porque o tempo é irrecuperável, não pode ser resgatado…
Por isso, guardem preciosamente num dos cantinhos da vossa memória o acontecimento de hoje para que daqui a alguns anos possamos revivê-lo juntos, como mais um momento feliz das nossas vidas…
Sinceramente, desejo que a nossa amizade permaneça para lá da distância e do tempo…

Nota: Parece-me que esta celebração foi um ensaio geral para a cerimónia que se aproxima, o matrimónio…e não há ninguém que duvide que os S’s são duas pessoas fantásticas que merecem que a vida lhes sorria…

2 comentários:

Anónimo disse...

F. sinto-me meio desconsertada com as tuas palavras; muito agradáveis de se ouvir e de ler. O S. é de facto afortunado, tem um tesouro dentro de si e partilha a sua riqueza com muitos privilegiados; mas, como se pôde sentir no dia “dia dele”, outros tantos afortunados o rodeiam e lhe retribuem o que tão genuinamente dá. A dimensão da alma cresce exponencialmente ao que de bom se dá e se recebe. Para mim o dia foi mágico pela felicidade do S. e pela felicidade que senti, da parte dos amigos e da família – da vossa parte - por estarem ali naquele dia tão especial para ele e de partilharem um mesmo sentimento comum.
É verdade que fui o pilar que proporcionou o momento – tantas coisas giras que ficaram por fazer ou que poderiam ter corrido melhor… mas faltou o tempo; não me prendo a isso, ADOREI o resultado final!!!
Uma construção não se faz apenas de pilares, vi-me rodeada de aliados, cúmplices, operacionais – Amigos! Também tu F. te empenhaste tanto, apresentando-me antecipadamente o que eu ainda pensava ter de fazer; a tua Assessoria foi óptima! A T. e a R. são fantásticas! Mais uma vez Obrigada: F., T., R., A., H., TB., CB., ZL., C., ZC., Obrigada a Todos! O vosso contributo foi muito importante! Estamos todos de Parabéns!
Quanto aos vindouros: Não tenham problemas, o que importa não é tanto o que se faz mas a intensidade e o carinho com que se faz; sem medos!
Que venham muitos bons momentos passados com saúde na vossa companhia!!!!

SM

PS: Quanto à celebração… foi a do 50.º Aniversário do S.!!! HIP, HIP: HURRRRA!!!
Precisará o matrimónio de ensaio?!

Pezinhos na Areia disse...

Li o teu profundo comentário por três vezes. Não por necessidade de atingir o que transmites, mas porque fiquei simplesmente fascinada com o teu talento para a escrita…
Este fascínio pela escrita tão expressiva é uma das minhas fraquezas… Fico deslumbrada quando leio alguma coisa que me delicia e desperta as minhas emoções. Foi o que conseguiste com as tuas palavras e escrita eloquente …
Fiquei emocionada, a sério!...
Talvez a tal cumplicidade que possa existir entre nós duas, mencionada pelo S., nos leve um dia a escrever uma obra literária a duas mãos… quiçá?!
É um privilégio ser vossa amiga e obrigada por me deixarem partilhar da vossa felicidade.

Abraços doces…