sábado, 15 de janeiro de 2011

Migrações periódicas

Nestes dias de invernia, a minha capacidade inventiva anda pelas ruas da amargura. Talvez o motivo se deva ao facto de o meu cérebro andar distraído, quase diariamente, com uma apetecível e fantasiosa ideia. Quase todos nós, em qualquer altura da vida, “sonhámos” ser ricos e alguns chegam mesmo a planear o que fariam se chegassem a ser multimilionários…
Eu, como qualquer mortal (e com a agravante de não ter onde cair morta…), não sou excepção e já tenho tido vários delírios de gente rica. Nadar, qual Tio Patinhas, num cofre-forte cheio de dinheiro é um deles…
Nestes dias de invernia, entre chuvadas, frio e vento, dou por mim a magicar o que faria se, por uma pirueta do destino, ficasse senhora de uma fortuna considerável. Sempre que estas ideias tolas surgem, trauteio a canção If I Were a Rich Man, que se tornou famosa há uns anos no filme Fiddler on the Roof.

If I were a rich man, if I were a wealthy man, I wouldn't have to work hard.
Dear God, you made many, many poor people.
I realize, of course, that it's no shame to be poor.
But it's no great honour either!
So, what would have been so terrible if I had a small fortune?

Nestes dias de invernia, o meu principal devaneio If I Were a Rich Woman… seria seguir de perto o nosso astro-rei. Os dias límpidos, de céu azul e soalheiros, são um bálsamo para a alma, dão-nos de bandeja o riso fácil e ficamos mais joviais e afectuosos. Quero-lhes tanto como a comida quer ao sal… Os dias bonitos de sol têm uma influência positiva nas minhas emoções e sentimentos e isso é uma condição sine qua non do estado de espírito perfeito.
Os últimos dias têm sido sombrios. O “capacete” enevoado instalou-se há dias e parece ter vindo para ficar. A cidade está mais triste e melancólica…Casacos, luvas, cachecóis e chapéus-de-chuva não combinam comigo. Anseio pela chegada da Primavera. Esta estação do ano tem um encanto qualquer que me faz renascer. Talvez seja o trinar das andorinhas, os dias que vão ficando maiores ou as cores e os odores que me despertam os sentidos.
De Outubro a Abril, If I Were a Rich Woman, corria atrás do sol por esse mundo fora. Migrava, como as aves, para regiões mais quentes e só voltava quando o sol em força voltasse… Desgraçadamente, jogo no Euromilhões desde o começo e até à presente data não fui contemplada com o tão apetecido primeiro prémio.
Assim, não tenho outro remédio… a não ser continuar a usar casacos e chapéus-de-chuva e sonhar com o que eu faria if I had a small fortune…
Sempre ouvi dizer que o que não tem remédio, remediado está! Tal como eu, remediada…

Sem comentários: