sexta-feira, 31 de julho de 2009

Alentejanices e gulodices...

Seguidora assídua do “Águas Mornas”, deparei, aqui há tempos, com um “post” denominado Roteiro Gastronómico, com uma foto do restaurante “O Poço”, em Brotas, propriedade do nosso conhecido Vinagre. Fiquei surpresa! Lido o texto, achei curioso o facto do senhor Vinagre e o Z.V. terem sido companheiros de tropa. O mundo é mesmo pequeno…
Depois disto fiquei com vontade de voltar a Brotas, mais propriamente, ao melhor restaurante do Alentejo para me banquetear com as suas esplêndidas iguarias…desde os ovos mexidos com espargos selvagens, passando pelas migas de espargos e pelo chispe no forno, até aos doces.
Ai aquela sericaia!... E os queijos e os vinhos e tudo e tudo…
Vale a pena fazer tantos quilómetros só para meter a alcofa nas orelhas!...
E a Torre das Águias? Será que já foi recuperada?




















A Torre das Águias, situada na antiga Vila das Águias, freguesia de Brotas, foi erguida no século XVI, no reinado de D. Manuel I. A torre era utilizada para repouso dos fidalgos nas caçadas, que eram frequentes na região naquela época.
Embora desde 1910 esteja classificada como monumento nacional, a verdade é que esta imponente torre estava completamente degradada e continua a ser propriedade privada.
E os bons momentos passados na paradisíaca Barragem de Odivelas e no parque de campismo Markádia?

Este é um local quase obrigatório para os amantes da natureza e para quem aprecia a tranquilidade. Ideal para ler e escrever, alternando com umas braçadas nas águas calmas e calientes da albufeira e com umas caminhadas. Parece que agora até já tem praia fluvial.

Recordo a primeira vez que ouvi falar na Barragem de Odivelas. Barragem de Odivelas? Odivelas? Julguei que estavam a gracejar comigo…
Sim, Odivelas no Alentejo! Santa ignorância a minha…

Sem comentários: