sábado, 31 de janeiro de 2009

Yes, we can!

Contrariamente ao que parece, não vou escrever sobre o famoso slogan da campanha de Barack Obama.


"Qualquer simples problema se pode tornar insolúvel se fizermos um número suficiente de reuniões para o discutir."

Ontem, sexta-feira, supostamente um dos melhores dias da semana foi igualada a todas as segundas-feiras, conhecidas como dias internacionais do desespero…
Mais uma “mega” reuniãozinha secante de departamento!
“Mega porque somos setenta, reuniãozinha porque é deprimente e sem utilidade e secante porque dura o dia todo só com um intervalo para almoço. O DIA TODO! Aquilo nem é uma reunião, é um filme do Manoel de Oliveira…
Felizmente consegui alcançar o meu único objectivo do dia: não me sentar em frente dos directores e dos chefes dos Serviços!
Depois do objectivo alcançado, puxei duma folha e aproveitei para começar a rascunhar este texto em vez de a desperdiçar com rabiscos e figurinhas geométricas…
Que pena eu não ser caricaturista… tinha ali muita matéria-prima!
“Gosto” destes acontecimentos, particularmente quando estou sentada em lugares privilegiados e posso fazer comentários com os colegas do lado sem que me vejam…
Costumo dizer que em qualquer reunião existem sempre três tipos de pessoas e eu faço parte do pior.
Há os que têm um dom, o dom da palavra! Este dom nasce com as pessoas e não nasceu comigo… o único dom que tenho está na estante… é o Dom Quixote!
O outro tipo de pessoas não tem apenas o dom, tem o “bidom”… ou seja, tem o dom da palavra e muita lata à mistura e isso é uma das condições sine qua non numa reunião. O “bidom” pode adquirir-se ao longo dos anos mas andei entretida a adquirir outras coisas e a “lata” passou-me ao lado…
Qualquer destes dois tipos de gente, sempre cheios de verborreia (não fui ao dicionário, juro!) enchem uma reunião e deixo-lhes aqui um incentivo: se alguém bocejar enquanto falam, não desistam! Mais cedo ou mais tarde alguém vai adormecer…
O terceiro tipo, do qual eu faço parte, é conhecido por monos!...
Os monos só lá estão para encher a sala, ouvir os que têm dom e “bidom” e, obviamente, fazer comentários com os colegas do lado…
Geralmente é um mono que faz as actas das reuniões porque os outros entram nos actos, são os actores principais da tragédia (caso a reunião demore mais que uma hora) enquanto os monos são simples figurantes.
A directora começou a reunião pedindo silêncio com o auxílio de um… martelinho!... Não?! Sim! Tipo juiz no tribunal! O martelinho era semelhante aos que são utilizados pelos arqueólogos… Escavações? Onde? Na minha mente? Na minha alma? Nos objectivos do ano passado? Demasiado recentes…
Que o martelinho é ridículo, é! Raio da mulherzinha, minhoca sem-abrigo, fóssil vivo… só pensa em reuniões.
Bem, lá começou o discurso do costume, a dar as informações do costume, com os suspeitos do costume…
Blá, blá, blá… não sei quê, quotas na avaliação de desempenho. Já estou como o outro: “Desejo um excelente ano de 2009 a todos! A todos? Todos não pode ser! Então e as quotas? Uns terão que ter um ano bom e outros, vá lá… suficientezinho…”
Continuou o discurso agradecendo o nosso esforço, empenho e dedicação…
Passei os olhos pela sala. A grande maioria das pessoas estava a pensar no fim-de-semana…
A palavra foi passada ao director adjunto, um brincalhão ambicioso que vi “crescer” na instituição e apenas na instituição… mas enfim, os homens não se medem aos palmos (ainda bem para ele).
Objectivos para 2009 transmitidos em cascata…
É bonito! O pior é que eu, estando na base, vou levar com aquelas toneladas de água em cima!...
Blá, blá, blá… task force! Gosto desta expressão! Não sei, tem estilo… E empreendedorismo? Uf… só de a escrever fico cansada!
Blá, blá, blá… Ups! O quê? Precisam de quanto? Cinco milhões? Não há? Mau planeamento! Podiam ter jogado no euro milhões, na lotaria, na roleta, podiam ter feito rifas, sei lá, tudo, menos andar aí ao tio ao tio… a pedir esmolas ao estrangeiro!
Como disse a S., só faltou passar a bandeja das esmolas, como na missa…
Nestas reuniões, tenho ocasião de me regozijar por pertencer ao menos mau dos Serviços do Departamento… digamos que somos assim como a aldeia gaulesa… no meio dos “romanos”, superiores em número mas que nada podem contra a nossa poção mágica… o riso!
Aqui está o Staff!

Novamente o apelo à dedicação, ao empenho e ao esforço para conseguirmos, qual Obama, ultrapassar as dificuldades e alcançar os objectivos!
Yes, we can!
O ponto alto desta reunião foi, sem dúvida, o final, com a visualização da reportagem fotográfica da nossa festa dos Reis, pois por momentos foi possível juntar “romanos” e “gauleses” na harmonia do riso…

Sem comentários: