segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Magnetismos Terrestres

O eixo Norte-Sul geográfico da Terra não coincide com o eixo norte-sul magnético.
Quando usamos uma bússola, sabemos que o pólo norte da agulha indica o pólo Norte geográfico porque é atraído pelo pólo sul magnético da Terra.
Daqui, tiro logo uma conclusão, idiota, tola, mentecapta, obtusa... mas uma conclusão.
Se eu fosse um objecto, nunca poderia ser uma bússola... ou se o fosse, seria uma bússola contrariada e de muito mau feitio!...
Isto, porque não tenho qualquer tipo de magnetismo pelo pólo Norte geográfico ou pelo pólo sul magnético, o que vai dar ao mesmo.
O norte de Portugal é lindíssimo mas não estou a imaginar-me a viver lá. Inverno com muito frio e neve em alguns locais... nem pensar!
Nem sei como há pessoal que faz férias na neve!... Ná!... É lindo ver nevar e parágrafo, a partir daí já nada tem graça.
Não! Não gostaria de viver (não é passear...) no norte da Europa. Seria uma neura...
Na Europa, sinto uma atracção pelas regiões banhadas pelo Mediterrâneo e seria capaz de me aventurar (se fosse jovem, claro) por esses países.
A América do Norte também não tem a minha simpatia, meteorologicamente falando. Frio, nevões, casacões! Luvas, gorros e botas, tudo coisas que eu não amo e não me ficam bem...
Norte de África? Não! Apesar de haver a possibilidade de encontrar um tuaregue que talvez fosse capaz de me levar à certa... não iria aceitar bem a ideia de ser trocada por camelos... Decididamente não! Grandes amplitudes térmicas fazem-me mal à moleirinha...
No entanto, sinto um fascínio por este Continente e gostaria muito de pisar solo africano antes de "bater a bota"... mas país que me fizesse sair daqui, só S. Tomé e Príncipe e Moçambique, com um saltinho a Madagáscar...
Viver na Ásia? Completamente fora de questão, tanto o norte como o sul, não me seduz...
Eu escrevi viver... não escrevi passar lá quinze dias ou um mês a desfrutar de paisagens soberbas e culturas diferentes.
Na verdade, eu seria feliz, num qualquer sítio de um qualquer país, desde que a minha indumentária, de manhã à noite, fosse composta por t-shirt, calções e chinelos de enfiar no dedo, pomposamente chamados de havaianas...
Invejo quem o pode fazer porque eu gosto é do Verão...
Só não passeio com a prancha na mão porque a idade e as condições físicas já não me permitem praticar modalidades radicais...
É pena!...

Sem comentários: