segunda-feira, 3 de maio de 2010

10 Razões para ver "The Tudors"

Depois de muita insistência, entusiástica, da minha filha A., mas sem grandes expectativas, comecei a ver a série “The Tudors”. A qualidade é bastante boa, tendo em conta que é sacada da NET e vista directamente na televisão.
Rendida nos sete primeiros episódios, junto a minha voz à da minha filha, para apregoar, aos quatro ventos, as razões que terão levado ao sucesso desta série que partiu para a 4ª temporada.

Dá-nos a conhecer, embora com alguns erros históricos:

1. Henrique VIII, uma figura marcante da História. (e o rei é irresistível...)
2. A dinastia Tudor. (e o rei é irresistível…)
3. Os interesses dinásticos e os casamentos do rei. (e o rei é irresistível…)
4. A separação da Igreja Católica Romana e da Igreja Anglicana. (e o rei é irresistível…)
5. Os conflitos internacionais e a política europeia na época. (e o rei é irresistível…)
6. As intrigas políticas na corte. (já vos disse que o rei é irresistível?)

Um dos erros históricos é o aspecto físico do rei Henrique VIII. Como se pode constatar não há parecenças, o retrato não é fiel, mas eu não vou reclamar... Se houvesse rigor histórico, as audiências caíam a pique!...


Também é importante reconhecer que:

7. A série teve grandes audiências e opiniões favoráveis. (pois, o rei é irresistível…)
8. O guarda-roupa é excelente. (e o rei é irresistível…)
9. Teve várias indicações e atribuições de prémios. (e o rei é irresistível…)
10. Tem um belíssimo elenco de actores. (não sei se já referi, mas o rei é irresistível…)

3 comentários:

Unknown disse...

É bom saber que também gostam de The Tudors!
Eu já conhecia a história deste "rei irresistível" e quando comecei a ver a série, não consegui parar....

...aparece um rei português "super resistível" na série, não sei porquê, visto que na dinastia tudor ninguém se casou com reis ou rainhas de portugal....enfim!

Este "rei irresistível", ao longo da série (e da história certamente) para mim transforma-se num rei estravagante, obcecado pelo poder, louco e terrível....ou seja, se vivesse hoje em dia seria um doente psiquiátrico. Como nasceu em 1491, foi rei! :)

Acho que a série vai acabar com a morte do rei Henry VIII, mas seria boa ideia continuarem com a história do Edward VI, da Mary e da Elizabeth I...embora esta última já tenha uma mini-série em sua homenagem, cuja protagonista é a Helen Mirren.
Também há dois filmes sobre a Elizabeth I, com a Cate Blanchett, que gostoi muito :)

Um beijinho grande de Barcelona
****
da Ana H. :)

Pezinhos na Areia disse...

Visca Catalunya!

Pois a história deste rei é sobejamente conhecida, mais que não seja pelas suas 6 mulheres.

A série tem, de facto, vários erros históricos. Casarem a irmã do rei com um rei português já é uma imprecisão, quanto mais porem-no caquéctico, estando o nosso D. João III na flor da idade. Só pode ter tido um propósito, ridicularizar os portugueses!...
Recordou-me a comédia romântica Love Actually (em Portugal, O Amor Acontece) que conta com a participação da Lúcia Moniz. Também nesse filme ridicularizam a imagem dos portugueses quando aparecem elementos da família dela…
Interrogo-me “Será mesmo esta a imagem que têm de nós?”

Tomando como argumento o velho ditado “de médico e louco, todos nós temos um pouco” e tendo em linha de conta que o rei me parece hipocondríaco, julgo ser lícito que ele, sendo rei, poderia dar-se ao luxo de ser bué da louco…

Beijocas grandes
Da prima, que tal como o rei, tem muito mais de louca do que de médica…

Anónimo disse...

Ó A. Eu já vi a 3ª série e em termos de "decors" é muito boa, mas do ponto de vista de rigor histórico deixa a desejar. Bom o Henrique VIII é o tipo do anúncio da Boss... está tudo dito. E já agora quando a série passou na RTP o rei Português aparece com os pés sujos... Já na altura os tugas eram mal vistos...
Bom agora só falta o romance histórico que é o género que está a dar. A. chegou a hora! Toca escrever. A R. também gosta dos Tudors?