sábado, 27 de março de 2010

Perdigão perdeu a pena...

... Não há mal que lhe não venha.

Arranquei um dente no dia 15 deste mês. Perdi um dente e ganhei uma dor... Inicialmente, pensei que era perfeitamente natural e tomei uns analgésicos. A malvada dor desaparecia por pouco tempo e aí estava eu, de 4 em 4 horas a tomar um comprimido. Estava a ficar louca e como se aproximava o fim-de-semana, voltei ao dentista no dia 18.
- Está com uma alveolite... deve ter dores horríveis!...
Sem fazer a mais pálida ideia do que poderia ser uma alveolite (para além de ser qualquer coisa no alvéolo do dente...), as dores horríveis eram-me familiares...
Para quem, como eu, não saiba o que é uma alveolite, segue uma breve explicação:
É um dos mais dolorosos problemas pós-extracção. É mais comum após a extracção de dentes superiores mas pode ocorrer com a extracção de qualquer dente.
Não é mais do que uma infecção resultante do coágulo de sangue que se forma após a extracção do dente se soltar das paredes do alvéolo onde o dente estava inserido. Muitas vezes o coágulo não se solta, simplesmente se dissolve e isso vai originar a exposição do osso alveolar aos restos alimentares, temperatura, saliva, etc. Quando o osso fica exposto, começa a inflamar.
A melhor maneira de curar uma alveolite é voltar ao dentista e ele irá fazer com que volte a ter um coágulo de sangue nessa zona após uma curetagem (raspagem), lavagem com soro e colocação de um penso intra-alveolar. Este procedimento faz-se sem anestesia pois ela não actua nestas situações e é extremamente doloroso.
Ah, pois é!... Não me sai o Euromilhões e tinha logo que me sair uma alveolite!... Fogo!
Primeiro, terapia de choque sem anestesia. Até gani...
Até ontem, dia 26, tratamento diário no dentista e antibiótico, claro.
Este "post" não teria este título se a história tivesse ficado por aqui. Durante o processo de cura, apanhei uma constipação do caraças, com tudo a que tinha direito, nariz entupido, tosse e dores de garganta. Para compôr o ramalhete, e ainda durante o processo de cura, tinha eu acabado de tomar o banhinho matinal, fecho a torneira misturadora e fiquei com ela na mão... Partida, sem arranjo e a água continuava a correr. Maldição! Eu tinha que ir trabalhar né? Tive que desligar o esquentador e fechar a torneira da água do esquentador. Um resto de água teimava em continuar a sair. Mas porquê? Evidente! A água fria que eu tinha aberto para que a água não saísse tão quente! Solução? Torneira de segurança! Perra!! Não cedia nem um milímetro... Quero ver se não me esqueço de agradecer aos senhores do SMAS que substituíram o contador e não substituíram a torneira (deve ter aí uns 40 anos) porque dava muito trabalho...
Tive que usar a cabeça... do martelo para fechar a misturadora partida. Resultou!
Hoje, dia 27, sinto-me lindamente!
Sem dores, sem nariz entupido, sem dores de garganta e sem tosse.
Com uma torneira misturadora nova!

Sem comentários: