terça-feira, 9 de março de 2010

Estado de Guerra…

… ou The Hurt Locker foi o grande vencedor ao conquistar seis Óscares, um deles de Melhor Filme.
Não podia deixar de ver…
Já vi…
Três membros de uma unidade de elite do exército, dedicada a desmantelar explosivos, percorrem as ruas de Bagdad, tentando assim tornar a cidade um local mais seguro para iraquianos e americanos.

Como não sou uma iluminada, não consegui perceber por que motivo é digno de tão alto galardão, por parte da Academia. Parece que existe consenso, por parte da maioria dos críticos, no que respeita à atribuição do prémio. Dizem os experts que é o melhor filme já feito sobre a guerra do Iraque e uma criação genial repleta de adrenalina. Ou estou a ficar como os velhotes dos Marretas, que diziam mal de tudo, ou dou a mão à palmatória e admito a minha falta de cultura cinematográfica… porque achei o filme enfadonho e repetitivo e vi-o cabeceando e bocejando… (bom substituto do Valium ou do Xanax!). Será que a adrenalina aumentou de tal maneira que eu desmaiei no sofá?
Não consigo considerá-lo um filme brilhante, pior que isso, pareceu-me mais um documentário ou uma reportagem de guerra.
Julgo que este Best Picture não vai ficar na memória (na minha certamente que não…).
Há trinta anos vi o Apocalypse Now, um dos melhores filmes de guerra e um filme de culto para muita gente, que se ficou apenas pela nomeação a Melhor Filme, acabando por perder a favor de Kramer vs Kramer… e como uma injustiça nunca vem só, ganhou apenas dois Óscares…
Já em 1980, os membros da Academia fumavam umas ganzas...
Apocalypse Now será sempre recordado, quanto a The Hurt Locker, tenho sérias dúvidas.
Enfim, sempre me resta a consolação de ter o MEC do meu lado, quando diz que “Estado de Guerra” é bom por ser realista e por ter a coragem de reconhecer a guerra, mas não é um grande filme. Segundo ele, os únicos bons filmes nomeados foram A Serious Man, Inglourious (ou Inglorious) Basterds, Up, Das Weisse Band (o melhor filme estrangeiro) e Fantastic Mr.Fox, o mais original de todos... Ainda não vi estes, mas vou ver!...
“A guerra é uma droga”
Cá para mim, inculta q.b., os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas andaram, mais uma vez, a fumar umas ganzas e estavam todos com uma grande “moca”…

2 comentários:

candida disse...

é um bom filme, mas tou como tu, não achei extraordinário. falta-lhe ali qq. coisa.

Pezinhos na Areia disse...

Falta, falta...
Falta-lhe enredo!
Este "Estado de Guerra" pôs-me em pé de guerra...e olha que pezinhos na areia em pé de guerra só quando a areia escalda!...

Abracinho