sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Postcrossing (17)

Digitalizar0005 - Cópia

Digitalizar0004 - Cópia

BE-182622 enviado pela Greta
Esta avó belga fez o que todas as pessoas deveriam fazer. Leu o meu perfil, viu os meus favoritos e escolheu um postal a pensar em mim. Agradeço-lhe a amabilidade, as palavras atenciosas com que me brindou e esta vista espectacular da cidade de Antuérpia, a sua cidade natal, embora viva perto da fronteira com a Holanda e tenha enviado o postal de Roterdão.
A cidade de Antuérpia situa-se na Flandres, onde, segundo o Financial Times, vive o maior número de pessoas que dominam plenamente quatro idiomas. Os seus habitantes, os sinjoren, falam correctamente o neerlandês, o francês, o inglês e o alemão, e é mesmo possível encontrar ainda alguns falantes de espanhol, o que não é de estranhar, se pensarmos que a designação sinjoren deriva, provavelmente, do termo castelhano señores. A origem da palavra remonta ao século XVI, o século de ouro da cidade, em que se dizia que os habitantes de Antuérpia viviam com lujo de señores (luxo de senhores), utilizando o espanhol, tão importante nas relações comerciais da época.
Antuérpia alberga o centro de diamantes mais importante do mundo, um dos santuários mais restritos e conhecidos de todo o mundo, com uma superfície que abrange um quilómetro quadrado. Este centro internacional de lapidação e comércio destas pedras transacciona actualmente 85 por cento dos diamantes brutos e 50 por cento dos lapidados.
O postal mostra-nos o centro histórico e, sobressaindo na paisagem, com os seus 123 metros de altura, o campanário da Catedral de Nôtre Dame, cuja construção se iniciou no século XIV e que conserva ainda importantíssimas obras de Rubens.
O edifício da Câmara Municipal de Antuérpia (telhado grande e cinzento) é uma das construções mais belas e antigas da cidade, localizado na Praça Principal. Destacam-se também os famosos prédios de tecto triangular que definem a arquitectura típica da região.

Antu 

Sem comentários: