Governador cria imposto sobre a chuva
Martin O'Malley vai obrigar os proprietários de terras a pagar nova taxa, calculada com base na quantidade de chuva que cai sobre campos e telhados.
O governador do Estado de Maryland, nos Estados Unidos da América, tem, desde o ano passado, um problema grave para resolver: a agência federal de ambiente obrigou este Estado a limpar o estuário de Chesapeake Bay, ameaçado pela poluição.
O político democrata ficou assim com uma conta milionária para pagar, mas a solução que arranjou não podia ser mais inventiva: taxar a chuva. Leu bem, o estado de Maryland vai taxar os proprietários de terrenos, calculando o montante a pagar com base na estimativa de chuva que cai nas propriedades. Telhados e áreas pavimentadas vão ser especialmente tributadas por se considerar que contaminam as águas pluviais.
A legislação passou no Senado e cabe agora ao governador O'Malley aplicá-la nos nove condados do seu estado e na cidade de Baltimore. Estima-se que a "taxa de gestão de tempestades", o pomposo nome do imposto, vá custar aos contribuintes de Maryland 228 milhões de euros por ano.
Dan Bongino, antigo candidato republicano a senador por Baltimore é dos mais críticos da medida: "estes políticos aristocratas de Maryland, sem contacto com a realidade, vão fazer o que puderem para diminuir a nossa liberdade económica e secar as nossas carteiras enquanto enchem as deles".
Chiu…se o Gaspar sabe…
Sem comentários:
Enviar um comentário