Quando, do alto dos nossos 16 ou 17 anos, no início da década de 70, fomos ao cinema Condes ver o “Lemonade Joe”, um filme checo, passámos o início da sessão a rir, particularmente porque pensámos que tínhamos enfiado um barrete que iria durar uma hora e meia… No entanto, ninguém arredou pé. Presentemente, julgo que assistimos a um paradoxo. O filme, um western que ridicularizava o faroeste americano, era propositadamente mau para que o produto fosse bom. Joe, supostamente o herói da história, era um cowboy discreto, que só bebia Cola Loka (uma marca de limonada), numa cidade cheia de cowboys e pistoleiros que se enfrascavam em whisky. As cenas eram monocromáticas, sendo sempre amarelas quando Joe aparecia…
Não tenho qualquer recordação do tema principal do filme, mas lembro-me bem que foi uma barrigada de riso e, claro, da Cola Loka! Isto demonstra que, nessa época, o product placement (inclusão de uma marca comercial dentro de conteúdos de entretenimento, como se fossem adereços) já existia, e que era um sucesso… Eu que o diga! Passaram-se 40 anos e a Cola Loka permanece na minha memória, assim como os nossos risos abafados, mas incontroláveis…
Sem comentários:
Enviar um comentário